Conferência Nacional dos AdvogadosA XXII Conferência Nacional dos Advogados trará ao centro de seus debates, no dia 21 de outubro, às 9h30, painel sobre acesso aos tribunais superiores. Importantes juristas brasileiros, entre advogados, professores e conselheiros da OAB, abordarão temas como Repercussão Geral, filtros recursais e requisitos de admissibilidade, entre outros.

Dalmo Dallari, jurista e professor emérito da Faculdade de Direito da USP, abrirá o Painel 12 com uma avaliação do modelo de Poder Judiciário e de acesso aos tribunais superiores na Constituição Federal de 1988. O doutor em direito constitucional Thiago Bottino analisará em seguida as estatísticas de julgados nos tribunais superiores.

O presidente da Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas, Marcelo Figueiredo, falará sobre o movimento recorrente de reforma do Poder Judiciário como instrumento de restrição à jurisdição dos tribunais superiores. Evandro Pertence, conselheiro federal da OAB, fará palestra sobre Repercussão Geral no STJ e STF. O advogado e professor da PUC-RJ Sérgio Bermudes abordará filtros recursais e acesso à Justiça. O advogado e professor da Universidade Federal do Maranhão Alexandre Reis Siqueira Freire fechará o painel com palestra sobre requisitos de admissibilidade dos recursos.

XXII Conferência Nacional dos Advogados

Maior evento jurídico da América Latina, a XXII Conferência Nacional dos Advogados ocupará o Rio de Janeiro entre os dias 20 e 23 de outubro. O temário geral da Conferência Nacional dos Advogados é constituição democrática e efetivação dos direitos. Serão 40 painéis com mais de 250 palestrantes de diversos países, além de eventos paralelos, encontros, bate-papos e uma feira jurídica. A programação completa da Conferência está neste link. Neste outro link está a programação com horários e locais. As inscrições continuam abertas e os participantes têm desconto em voos e hotéis no Rio de Janeiro.

Fonte: CFOAB