Doc_Paulo BonavidesO jurista Paulo Benevides, homenageado especial na XXII Conferência Nacional dos Advogados, que aconteceu no Rio de Janeiro, e com a Medalha Rui Barbosa, tem sua vida e obra compiladas em documentário. O curta, apresentado para mais de 15 mil advogados no encerramento da conferência, é um registro ímpar para contar a história, o legado, o exemplo de Paulo Bonavides para o meio jurídico e acadêmico.

Assista ao documentário aqui.

Referência no âmbito acadêmico e considerado um dos maiores constitucionalistas da história, por sua vocação e atuação na ciência jurídica, Paulo Benevides salienta o caminho que traçou diante de sua trajetória na advocacia. “Eu busquei aliar o humanismo a necessidade da compreensão dos fenômenos sociais por vias sociológicas e meios filosóficos”, afirma. No decorrer de sua homenagem, profissionais da área, amigos e admiradores do seu trabalho, enfatizaram a contribuição de suas teorias para o engrandecimento da Ordem e dos estudos constitucionalistas. O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, frisou esta contribuição, mencionando que Paulo Bonavides “revolucionou a visão do mundo sobre o Direito Constitucionalista do Ceará. Isso é uma prova que o regional pode ser universalizado e o universal pode ser regionalizado”, finaliza.

O conselheiro federal Cândido Albuquerque destacou as ferramentas que tornaram Paulo Benevides um diferencial no âmbito jurídico. “Ele não se limitou a ensinar Direito, ele foi um criador de teorias na área do Direito e isso o credenciou como jurista sem fronteiras”, evidencia. Cândido Albuquerque apresentou também as obras de Paulo Benevides, ao mostrar o livro Ciência Política, referência para estudantes de Direito, além de ser usado em estudos das universidades da Alemanha, França e Portugal.

O presidente do CFOAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, destacou que o homenageado “fez do ensino público sua vocação existencial e que através disso levou a uma melhor compreensão da ciência jurídica”. O ex-presidente da OAB-CE e membro Honorário Vitalício do Conselho Federal da OAB, Ernando Uchôa Lima, relembrou suas vivências, ao ser aluno de bacharelado e pós-graduação de Paulo Benevides na UFC, e da experiência de ter trabalhado em um jornal dirigido pelo jurista.

Natural de Paraíba, e residente no Ceará, Paulo Benevides conquistou, pelo seu trabalho, a admiração de sua esposa Yeda Satyro Bonavides e do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Pereira Farias, que destacou a colaboração e o auxílio do mestre como professor pioneiro da instituição.