Encontro de ComissõesPresidentes e integrantes das comissões temáticas da OAB-CE participaram da quinta edição do Encontro de Comissões. O evento aconteceu na manhã do último sábado (8), no Hotel Vila Galé, na Praia do Futuro, e reuniu mais de 600 participantes. Realizado no período da manhã, o V Encontro de Comissões teve o objetivo de rever conquistas alcançadas este ano e projetar as estratégias das ações para 2015.

Na abertura do evento, o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, cumprimentou a todos os presentes com a satisfação por ter a oportunidade de promover um trabalho dedicado a atender a instituição e a sociedade mutuamente. Segundo o presidente, o Encontro de Comissões foi idealizado em 2010 e desde esse período é possível apontar mudanças significativas na atuação de todos os advogados que atuam voluntariamente pelas comissões da OAB-CE.

“Encontros como estes são processos de interiorização que caminham a passos largos. A advocacia precisa se unir para que possamos conquistar ainda mais”, ressaltou, exemplificando que a participação da OAB-CE na Conferência Nacional dos Advogados, no Rio de Janeiro; o projeto OAB Educar; a campanha OAB Solidária; as salas de apoio aos advogados instaladas nos órgãos públicos são resultados de um constante aprimoramento da atuação da OAB no Ceará”, pontua.

Para o vice-presidente da OAB-CE e coordenador das Comissões, Ricardo Bacelar, a demanda de trabalho das Comissões é bastante intensa e isso ocorre por conta da credibilidade da Ordem frente à sociedade. “A boa notícia é que somos um exército e devemos trabalhar juntos. Com muito esforço e dedicação, devemos sempre trabalhar para o progresso desta Ordem que tanto nos orgulha de fazer parte”, ressaltou. Ricardo Bacelar ainda caracterizou os integrantes das Comissões da OAB-CE como pessoas de bem, por trabalharem em prol da cidadania e que fomentam projetos em defesa dos direitos humanos.

Braço operacional

De acordo com o secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz, as Comissões da Ordem funcionam como um braço operacional. Além disso, Jardson Cruz enalteceu o trabalho dos integrantes, destacando-os como “incansáveis” na busca de um ideal de justiça e de sociedade, “pois trabalham diariamente para realizar conquistas tanto para a OAB-CE, quanto para a sociedade”. E completou, afirmando que a “OAB-CE adquire mais credibilidade a cada gestão. A gestão atual, por exemplo, é responsável por conquistas de valor imensurável agregados ao serviço da advocacia”.

Para o tesoureiro da OAB-CE, Marcelo Mota, as Comissões exercem papel de fundamental importância, e as caracteriza como o “pulmão da OAB-CE”. Ao fazer uma retrospectiva, Marcelo Mota destacou que existem muitos motivos para comemorar. “Nós avançamos muito neste tempo. É motivo de muita alegria participar deste Encontro, pois é um momento de trocar experiências com os colegas, um momento de descontração. A sociedade ainda espera muito de nós”, salientou.

O evento também contou com a presença do presidente da Caixa de Assistência aos advogados (CAACE), Júlio Ponte, que apresentou o trabalho institucional. “Nós fazemos um trabalho humano. O nosso objetivo é dar a melhor assistência possível aos nossos advogados e advogadas. Nós estamos investindo cada vez mais para atendê-los com excelência e iremos finalizar este ano com 9 mil atendimentos. Isso representa que o nosso esforço está valendo a pena. Estamos aqui à disposição de vocês. Podem contar conosco!” finaliza.