DesagravoA Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados (CDPA) da OAB-CE realizou, nesta segunda-feira (3), ato de desagravo em repúdio à agressão contra a advogada Elizângela dos Santos Silva, ocasionada pelo inspetor de polícia civil e vereador na Câmara Municipal de Paramoti, João Batista Félix Castro. A consolidação do pedido de desagravo foi realizada na Secretaria de Defesa Pública do Estado, em Fortaleza.

Na ocasião, a secretária geral adjunta da OAB-CE, Roberta Vasques, frisou o papel da Ordem diante da defesa das prerrogativas dos profissionais da área. “É de fundamental importância porque a OAB repudia qualquer ato que viole as prerrogativas dos profissionais. A Elizângela no exercício da profissão foi agredida e a OAB Ceará deu todo o apoio porque nós repudiamos qualquer ato que viole a prerrogativa de nossos colegas”, atesta. A votação quanto a aprovação do pedido foi unânime, a fim de priorizar a defesa dos que atuam na advocacia.

O presidente da Comissão das Prerrogativas dos Advogados (CDPA), Cleto Gomes, destacou o papel da comissão frente a estas situações. “A OAB vem procurando resgatar o tempo perdido em que a entidade não defendia as prerrogativas dos advogados. A gente advogava como se não tivesse qualquer entidade que nos representasse. Ficávamos sujeito a todo tipo de arbitrariedade praticada, seja por magistrado, Ministério Público, delegado, que ocorreu no caso aqui. Mas a gestão do presidente Valdetário Andrade Monteiro, por meio do Centro de Defesa da Advocacia e da Comissão de Defesa da Advocacia, procurou dar todo apoio a qualquer advogado que sofrer violação em suas prerrogativas, seja violações do ponto de vista formal ou no caso da Elizângela que sofreu agressões físicas”, conta.

O Secretário Geral da CDPA, Luiz Pimentel, fez a leitura da carta que faz menção a aprovação do pedido de desagravo público proposto pela Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados e representado pelo Presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro. Na oportunidade, a advogada Elizângela agradeceu ao apoio da Ordem e da comissão diante deste fato. “Quero agradecer a OAB por toda a assistência e que esse caso tenha servido de exemplo para todas as pessoas que não respeitam o advogado. A justiça precisa de um advogado para que ela possa acontecer e que dessa forma a justiça caminhe”, reconhece.

Estava presente a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE, Paula Timbó, os membros do Conselho Federal da OAB-CE, Andreia Nogueira Sales, do Centro de Apoio e Defesa do Advogado, Robson Sabino e os da Comissão responsável pelo pedido de desagravo, CDPA, Thiago Alves e Carlos Rebouças.