CAM02A Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, apresentou, na Sessão Extraordinária do Conselho Seccional, o projeto da nova sede da instituição. O presidente Valdetário Monteiro destacou que a Ordem cresceu e é preciso acompanhar o desenvolvimento com melhores condições para atender aos advogados e também à sociedade.

“A nova sede funcionará em um moderno prédio em que as demais instituições – Escola Superior de Advocacia – FESAC e Caixa de Assistência dos Advogados – CAACE – também estarão integradas, possibilitando maior interação das três unidades”, ressaltou na apresentação Roberta Vasques, secretária geral adjunta da OAB-CE.

Antes de apresentar o projeto e as maquetes das novas instalações do prédio, o presidente fez um esboço de todos os trâmites burocráticos e tratativas até o final do projeto, passando pela constituição de uma “Comissão de Nova Sede”, composta pelo ex-presidente Professor Francisco Bezerra Falcão, pelo advogado José Maria Rios e pelo Conselheiro Estadual da OAB-CE, Pedro Bruno.

A nova sede funcionará na Avenida Washington Soares, próximo ao Palácio Iracema. Além do prédio, com uma área total de 4.250,68 metros quadrados, o projeto prevê a construção de uma praça, denominada “Praça Jader de Carvalho”. “Será um espaço destinado para o lazer, para a socialização das pessoas que residem no entorno do prédio”, disse Jardson Cruz, secretário geral da Ordem Cearense.

Cada um dos Diretores pode destacar as etapas do processo, desde a desapropriação do antigo prédio da OAB-CE, atual FESAC, pelo Governo do Estado do Ceará até a aprovação da Lei Municipal 10.222/2014, e posterior assinatura da escritura pública definitiva do terreno pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e pelo procurador geral do município, José Leite Jucá, até o registro no cartório de imóveis.

Outro ponto salientado foi disposição das salas e suas respectivas alocações no prédio que resultam de um estudo realizado a partir do fluxo de pessoas nas sedes da OAB-CE, CAACE e FESAC e da demanda de trabalho em cada setor da instituição. “O que temos é um prédio que atenderá à classe no presente e que já estará também preparado para o futuro”, destacou Ricardo Bacelar, vice-presidente.

Conforme o projeto apresentado, a nova sede terá dois blocos, sendo um com três e outro com dois andares, incluindo o subsolo destinado à garagem, tendo um amplo auditório com capacidade para 300 pessoas, várias salas de aula com capacidade para 60 alunos/cada, salas de reunião, biblioteca e sala de estudo (50 lugares), farmácia, cafeteria e terraço aberto para eventos no primeiro pavimento.

O Conselho Seccional funcionará num amplo auditório com capacidade para assistência de 160 lugares, além das bancadas amplas para os Conselheiros e Conselheiras. Marcelo Mota, diretor tesoureiro, apresentou os aportes que garantem a plena conclusão da construção.

Segundo Valdetário Monteiro, a previsão é que o prédio seja concluído em meados de 2015, sendo na “Praça Jader de Carvalho” construídos vários equipamentos urbanos de convivência, a exemplo, de um campo de futebol socity e uma quadra de vôlei de praia, além de equipamentos de ginástica, parque infantil e uma pista para caminhadas.

Ao longo do processo, o presidente lembrou em agradecimento o apoio do governador Cid Gomes, do prefeito Roberto Cláudio, da deputada estadual Eliane Novaes, do vereador Benigno Junior, relator da matéria na Câmara Municipal, dos demais vereadores que aprovaram o projeto por unanimidade, e de inúmeros servidores da Secretaria Regional II, da SEPOG, da SEUMA, da SEFIN e da SEFAZ.

Desenho original da nova sede.

Desenho original da nova sede.

Sede integrada a praça Jader de Carvalho.

Sede integrada a praça Jader de Carvalho.

Sede OAB-CE

Sede OAB-CE

Sede OAB-CE

Sede OAB-CE