Ouvidoria_HomenagemCinco personalidades foram homenageadas na noite da última quarta-feira (26) pela Ouvidoria da OAB-CE. A comenda reconhece o trabalho de profissionais que atuaram em prol da justiça e cidadania com base na ética. Nesse ano, a comenda foi designada para a ex-procuradora geral do Estado e atual assessora especial de Políticas Públicas sobre Drogas do Governo do Estado, Socorro França; ao jornalista Fernando César Mesquita; à ex-presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Nicolle Barbosa; o jornalista e ex-senador Cid Carvalho, e ao advogado Paulo Quezado. A solenidade de entrega da comenda foi acompanhada pela Orquestra Filarmônica do Ceará e o Coral da OAB-CE.

O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, destacou que o trabalho da Ouvidoria é um meio fundamental para se promover a justiça, resolvendo conflitos e buscando um diálogo entre as partes. “Reconhecemos a importância do trabalho da ouvidoria em todos os setores da sociedade e é fundamental que o canal do diálogo seja mantido, porque é um exercício pleno da democracia”, destaca o presidente.

A ouvidora da OAB-CE, Wanha Rocha, ressaltou em seu pronunciamento que o trabalho de ouvir é uma arte. Isso representa a capacidade de compreender a demanda do outro e identificar e apontar soluções. “É um trabalho árduo, apaixonante e que tem uma missão importante”, comenta. Acrescenta, ainda, afirmando que é preciso pensar na ouvidoria como uma “semente que é plantada” para que os resultados sejam contemplados no futuro.

Em nome dos homenageados, o jornalista e ex-senador Cid Carvalho, agradeceu a comenda e disse que ser homenageado pela Ouvidoria da OAB-CE é um privilégio, pois a capacidade de ouvir é uma das manutenções da igualdade entre os povos e da promoção da justiça.

A solenidade contou com a presença da presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário, Aeroportuário e Aduaneiro, Rachel Philomeno; o ouvidor do Fórum Clóvis Beviláqua, Sérgio Parente; o ouvidor geral da Universidade Federal do Ceará (UFC), Agostinho Gosson, entre parentes e amigos dos homenageados.