Renata Rebouças_PosseA presidente da Comissão de Acesso à Justiça da OAB-CE, Renata Rebouças, tomou posse no Conselho Cearense de Direitos da Mulher e do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Campo e da Floresta. O evento aconteceu na noite desta segunda-feira (17) no Centro Cultural Dragão do Mar e foi promovido pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres do Gabinete do Governador.

Na cerimônia, a presidente da Comissão destacou a atuação na promoção dos direitos da mulher, incluindo o enfrentamento da violência contra a mesma. “A mulher hoje desempenha várias funções. Tem que cuidar da casa, do trabalho, dos filhos, e ter tempo para ela. Vemos que a mulher conquistou seu espaço, e por isso é tão importante continuar lutando por nossos direitos”, destaca. Renata Rebouças frisou ainda a implantação de múltiplas facetas na luta da violência contra a mulher.

Com o objetivo de promover a ação conjunta no combate à violência contra as mulheres, à luz das diretrizes nacionais, levando em consideração as especificidades das diferentes regiões do Estado. As principais funções do Fórum serão: acompanhar e viabilizar a implementação das diretrizes para o enfrentamento à violência contra as mulheres do campo e da floresta, além de planejar, articular e monitorar as ações das unidades móveis para o atendimento às mulheres do campo e da floresta vítimas de violência.

Com a presença de autoridades e lideranças de organizações femininas, a coordenadora especial de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado, Mônica Barroso, ressaltou a relevância destas ferramentas na luta dos direitos da mulher, e fez uma retrospectiva das ações realizadas nos últimos quatro anos. Destacou também, a importância da implementação de políticas sociais que garantam os direitos da mulher. Ao fim da solenidade, o público assistiu a apresentação musical do cantor Tião Simpatia e Banda, cuja temática é a divulgação da Lei Maria da Penha.