CoalizãoA OAB-CE promoveu na tarde da última quarta-feira (19) reunião para definir as estratégias de ação do movimento Coalizão em Defesa da Reforma Política, que acontecerá no próximo dia 4 de dezembro, no auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA). O encontro preliminar contou com a participação das comissões temáticas da seccional cearense e de instituições da sociedade civil.

Na ocasião, o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, destacou que este é o momento mais oportuno para o país promover o debate sobre o sistema político e, principalmente, sobre o processo eleitoral deste ano. “O processo em si é muito mais preocupante. O cidadão pensa que é necessário fazer a reforma política, mas é preciso estabelecer esse projeto como meta nacional e apontar o caminho”, destaca.

O vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, enfatizou que vive-se em um período em que a população encontra-se insatisfeita com o cenário político do país. O tesoureiro Marcelo Mota também destacou a importância do projeto para estabelecer os novos rumos políticos da nação.

Participaram da reunião o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-CE, Leonardo Alencar, e o integrante da Comissão Roberto Martiniano; o presidente da Comissão de Combate à Corrupção e Ética na Política, Tarcísio José; o padre Ernane Alegre, diretor da Agência de Notícias Adital; Assis Memória, representante do Centro de Estúdos Bíblicos; Roberto Luc, representante da CUT; Anízio Melo, presidente do Sindicato Apeoc; Régis Avelino, representante da Federação de Bairros e Favelas; e Túlio Menezes, integrante do Sindicato dos Bancários.

A Coalizão em Defesa da Reforma Política Democrática reúne mais de 100 entidades da sociedade civil viajará pelo país para conscientizar a população sobre a importância do projeto. A Coalizão estará em Fortaleza no próximo dia 4 de dezembro. Além da capital cearense, já estão agendados atos em mais sete capitais: Campo Grande, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, São Luiz, Natal e Belém. Mais cidades serão contempladas futuramente. Em cada cidade será realizado um grande encontro para debate do projeto e coleta de assinaturas a fim de viabilizar um projeto de lei de iniciativa popular para a reforma política. O objetivo é alcançar 1,5 milhão de assinaturas.

Em cada cidade também será lançado o livro “A OAB e a Reforma Política Democrática” e serão estabelecidas metas de atuação nos Estados, inclusive com a criação ou o fortalecimento de comitês da Coalizão. “A reforma política não é do governo nem da oposição: ela é da sociedade. Todos os candidatos a presidente da República prometeram, durante a campanha eleitoral, realizar uma reforma política. Agora, o povo aguarda e exige o cumprimento desta promessa”, afirmou o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, sobre o projeto.