Semana da Conciliação_Fórum 2O Poder Judiciário cearense realizou 12.694 audiências na Semana Nacional de Conciliação, com 5.347 acordos entre as partes, o que representa índice de 42,12% de êxito. O balanço, ainda parcial, foi apresentado durante a solenidade de encerramento, na tarde da última sexta-feira (28), no Fórum Clóvis Beviláqua. O advogado Paulo Oliveira, do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia da OAB-CE representou o presidente da instituição, Valdetário Andrade Monteiro, na solenidade de encerramento.

A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e responsável pela força-tarefa no Ceará, enalteceu o trabalho, “que vem se intensificando a cada ano, com muita adesão”.

A magistrada parabenizou os que se engajaram. “Eu quero deixar nosso reconhecimento. Agradeço o apoio de todos que estiveram conosco. Esse é um trabalho coletivo. Cada um sai daqui certo de que nosso dever, como Poder Judiciário, foi cumprido. Vejo que já houve um grande avanço nessa cultura da conciliação”, destacou.

A juíza Natália Almino Gondim, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Fortaleza, também agradeceu o apoio. “Vim aqui registrar minha gratidão a todos. Tive a sorte de contar com pessoas prestativas ao meu lado. Agradeço por terem acreditado no trabalho”.

O evento contou com apresentação do grupo de flautas “Sol Maior”, formado por crianças e adolescentes da Associação Comunitária São Vicente de Paulo. Além das magistradas que discursaram, participaram da solenidade a desembargadora Lisete de Sousa Gadelha; os juízes Carlos Henrique Garcia de Oliveira (coordenador no Nupemec) e Eli Gonçalves Júnior (representando o juiz diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, Francisco Luciano Lima Rodrigues); o promotor de Justiça Francisco Raimundo de Araújo. Os juízes Cid Peixoto do Amaral Neto (3ª Vara Cível), José Maria dos Santos Sales (30ª Vara Cível), Jane Ruth Maia de Queiroga (12ª Vara de Família) e Henrique Jorge Holanda Silveira (2ª Vara do Júri) também prestigiaram a cerimônia.

A Semana

Promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com tribunais de todo o país, a Semana Nacional da Conciliação busca solucionar litígios de forma consensual, além de disseminar a cultura de paz e do diálogo entre as partes.

Em Fortaleza, as sessões desta edição ocorreram nas Varas Cíveis, da Família e de Sucessões; Juizados Especiais; Turmas Recursais; Nupemec e Centro Judiciário de Solução de Conflitos. As comarcas do Interior do Estado também participaram.

Fonte: TJCE