Pré-Congresso_9 DEZTeve início, na manhã desta terça-feira (9), o III Congresso Brasileiro de Direito e Saúde – O sistema de saúde brasileiro. O evento acontece até o próximo dia 12 de dezembro no Hotel Oásis Atlântico, na Avenida Beira Mar, 2500. No evento de hoje, marcado por discussões que antecedem a realização das principais palestras, o debate focou o impacto da violência juvenil na sociedade contemporânea.

O primeiro painel foi apresentado pelo reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), José Jackson Coelho Sampaio; pelo promotor de justiça da 1ª Promotoria da Infância e da Juventude da Comarca de Fortaleza, Sérgio Maia Louchard; e mediado pela presidente da Comissão de Políticas Públicas Sobre Drogas da OAB-CE, Rossana Brasil.

No debate, Sampaio destacou que há uma relação direta da economia com a violência, criando o que ele denomina de “lógicas da justificativas”. Mesmo assim, ele entende que a situação conflituosa a que se encontra a sociedade contemporânea é resultado de um processo democrático ainda em evolução.

Sobre pontos mais específicos, como o uso de drogas, por exemplo, Louchard destacou a relação direta e causal de determinadas drogas com o poder aquisitivo dos usuários. Na apresentação, Louchard enfatizou que 40% dos usuários de crack encontram-se somente no Nordeste.

Na continuação do debate, o pré-congresso realizado hoje destacará a violência urbana, os programas de atendimento aos usuários de drogas e quais os avanços e os desafios sobre a criminalização do uso de drogas. O III Congresso Brasileiro de Direito e Saúde é uma parceria da Comissão realizadora com a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública – Ministério Público do Estado do Ceará