Homenagem_GabrielNa entrega de carteiras aos novos advogados na noite da última sexta-feira (5), na Unifor, a OAB-CE concedeu homenagem àquele que trabalha para a promoção da difusão do conhecimento jurídico e da história do Direito no Ceará, o livreiro Gabriel Oliveira. Dos 80 anos de idade, 40 são dedicados ao amor pelos livros jurídicos. A homenagem, mais do que justa e merecida, simboliza o momento de contribuir para a história do Ceará e do Direito por meio de pessoas que têm sido uma referência para a área na Capital.

Na entrega da comenda, Seu Gabriel, como é conhecido, falou com emoção ao receber a comenda, afirmando que todos os advogados têm a oportunidade de conceder esperanças concretas à sociedade. Esta máxima, segundo o homenageado, é o que torna a profissão de advogado ímpar. “Sinto-me muito honrado e feliz pelo reconhecimento”, disse.

Para o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, a homenagem ao Seu Gabriel é simboliza a construção da história, destacando o personagem que tem contribuído, e muito, para a difusão da cultura jurídica no Estado. Neste caso, Valdetário Andrade Monteiro lembra as bibliotecas de Direito construídas com a ajuda do livreiro e que foram essenciais para que alunos do Interior tivessem acesso às obras.

“Além do trabalho dedicado ao livros, Seu Gabriel tem um cuidado com a memória e é esta memória viva que devemos reconhecer e preservar”, destaca. Seu Gabriel recebeu a placa do presidente da OAB-CE, acompanhado pelo vice-presidente Ricardo Bacelar, e pelo professor do curso de Direito da Unifor, Sidney Guerra.