Inauguração CRDA OAB-CE e a Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas acompanharam, na manhã desta quinta-feira (18), a solenidade de inauguração do Centro de Referência sobre Drogas do Ceará (CRD), localizado no Centro. O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, participou da solenidade e destacou que esta ação simboliza mais um compromisso do Estado para a sociedade.

O Centro de Referência objetiva integrar as políticas públicas, com participação da sociedade civil sobre o uso de álcool e outras drogas, promovendo ações de prevenção a fim de fortalecer a atenção integral aos usuários e suas famílias. Além do acolhimento e encaminhamento dos usuários e seus familiares para as redes assistenciais e de reinserção social, o Centro também visa capacitar os colaboradores para que haja o fomento da geração de pesquisas de dados epidemiológicos no Estado do Ceará.

De acordo com a presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da OAB-CE, Rossana Brasil, além de tratar muitas vidas, o Centro de Referência também objetiva tratar a espiritualidade e as famílias, segundo ela, se a família também não for tratada, não existe solução. “Dependência química é uma doença incurável, progressiva e fatal, por isso o apoio da família é importante. Nós temos vagas suficientes para atender muitas famílias” destacou. Rossana Brasil também salientou que o trabalho no Centro de Referência deverá ser humanizado, com profissionais bem preparados.

Na ocasião, a assessora especial de políticas públicas sobre drogas, Socorro França, também destacou que o Centro de Referência é um trabalho voltado para o ser humano e a sua dignidade. “Cada proposta terapêutica será para resgatar as pessoas que são marginalizadas por conta da dependência química” finalizou.