Prêmio de Jornalismo oabce_2014A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE) entregou, na noite desta terça-feira (9), na Federação da Indústria e do Comércio (Fiec), os troféus aos vencedores do II Prêmio de Jornalismo Luís Cruz de Vasconcelos. Ao todo, a OAB-CE concedeu R$ 34 mil em prêmios distribuídos em cinco categorias: internet, rádio, televisão, fotografia e jornalismo impresso. Este ano, o tema do prêmio de jornalismo foi Morosidade do Judiciário: atentado à cidadania e teve o objetivo de estimular o debate sobre a temática do Direito associado ao viés da Justiça Social.

Os vencedores foram: Felipe Lima, Renato Ferreira, Tiago Leite e Márcio Bezerra na categoria Internet. A equipe concorreu com a matéria “Profissão: Perigo”, veiculada no dia 25 de julho de 2014, no Portal Tribuna do Ceará. Nesta categoria, o prêmio era de R$ 5 mil. Na categoria Televisão, os vencedores foram os jornalistas Julião Júnior, Dário Rocha, Anselmo Castro, Diego Lage e Isabela Martin, que concorreram com a matéria “O Ceará pelos Cearenses”, exibida na TV Jangadeiro, no dia 29 de setembro de 2014.

Na categoria Rádio, a OAB-CE premiou o melhor trabalho com R$ 6 mil e troféu. Os vencedores foram os jornalistas Alex Mineiro e Márcio Dornelles, que concorreram com a matéria “Lentidão do Judiciário: um sistema abarrotado com os processos emperrados”, veiculada na Rádio Verdes Mares AM 810, veiculado em outubro de 2014. Na categoria Fotografia, o prêmio de R$ 6 mil e troféu foi concedido ao trabalho “Ceará tem cinco pais aptos a adotar para cada criança”, do repórter fotográfico Kid Júnior. A foto foi publicada no jornal Diário do Nordeste, no dia 2 de julho de 2014.

Na categoria Impresso, as jornalistas Erilene Firmino e Lêda Gonçalves, que concorreram com a série “IPPS Desativado: Memórias do presídio mais violento do Ceará”, publicada no jornal Diário do Nordeste, nos dias 13, 14 e 15 de março de 2014, compartilham o prêmio de R$ 10 mil. A matéria impressa vencedora destaca que a desativação do IPPS não modificou o modelo penitenciário do Estado.

Os trabalhos foram julgados por uma comissão formada pela secretária geral adjunta da OAB-CE, Roberta Vasques; pela presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará, Samira de Castro; pela assessora de comunicação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA), Mozarly Almeida; pela professora do curso de jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cida de Sousa; e pelo professor do curso de jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), Jari Vieira.

Além do presidente Valdetário Andrade Monteiro, a solenidade teve a participação do vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar; do secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz; da secretária geral adjunta da OAB-CE, Roberta Vasques; do tesoureiro, Marcelo Mota; da assessora de comunicação do CREA-CE, Mozarly Almeida; do assessor jurídico da ACERT, Afro Lourenço; do presidente da Subseção da OAB na Região Metropolitana de Fortaleza, Raphael Pessoa Mota;  da jornalista Suzete Nocrato, idealizadora do prêmio; e da senhora Gerarda Pompeu de Vasconcelos, que representou, in memoriam, o ex-presidente da OAB-CE que concede nome ao prêmio de jornalismo.