OAB Direitos HumanosA Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Ceará (OAB-CE) recebeu homenagem na Edição 2014 do Fórum Justiça, como uma das instituições que contribuiu com o fortalecimento do Sistema de Justiça na efetivação dos direitos fundamentais. O evento ocorreu na tarde da última quarta-feira (10), no auditório da Justiça Federal. A homenagem foi entregue ao tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Rena Viana, que na ocasião representava o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro.

Na ocasião, a OAB-CE foi reconhecida por seu monitoramento das forças de segurança pública durante as manifestações da copa do mundo, e pela defesa das prerrogativas dos advogados de direitos humanos que atuaram durante essas atividades. Renan Viana, que representou a Ordem, externou a importância deste reconhecimento. “É uma iniciativa louvável do Fórum Justiça, por reunir instituições para tentar concretizar a realização da justiça social na defesa dos direitos humanos. E a OAB é reconhecida por ser uma das principais bandeiras de defesa da sociedade civil brasileira”, finaliza.

A solenidade é uma articulação dos agentes públicos do sistema de justiça, advogados, movimentos e organizações sociais, referente ao dia Internacional dos Direitos Humanos, a fim de promover o aperfeiçoamento das instituições do sistema de justiça. Além das homenagens a instituições, o evento promoveu uma palestra em torno da temática “A participação social no sistema de justiça”, ministrada pelo Juíz Federal, Jeorge Marmelstein, a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Sandra Sá e a Ouvidora-Geral da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Ana Virgínia Carmo.