Felipe Lima_InternetA Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE) entregou, na noite desta terça-feira (9), na Federação da Indústria e do Comércio (Fiec), os troféus aos vencedores do II Prêmio de Jornalismo Luís Cruz de Vasconcelos. Entre os vencedores está o portal Tribuna do Ceará, na categoria Internet. Os profissionais agraciados foram Felipe Lima, Renato Ferreira, Tiago Leite e Márcio Bezerra. A equipe concorreu com o Especial “Profissão: Perigo”, veiculado no dia 25 de julho de 2014.

Na foto, o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, entrega troféu e diploma ao jornalista Felipe Lima, autor da reportagem vencedora do concurso.

A matéria vencedora nesta categoria abordou o índice de acidentes de trabalho no Brasil. De acordo com a matéria, a cada dia, quase 2 mil pessoas sofrem algum tipo de acidente de trabalho no Brasil. O último levantamento da Previdência Social, de 2010 a 2012, foram registrados mais de dois milhões acidentes laborais e cerca de 8 mil mortes no Brasil. No Ceará, durante o mesmo intervalo, houve 37 mil. Além do drama vivido pelas vítimas e familiares, tais situações geram um rombo no INSS de R$ 224,2 milhões em 5 anos. Confira a reportagem vencedora na íntegra.

Ao todo, a OAB-CE concedeu R$ 34 mil em prêmios distribuídos em cinco categorias: internet, rádio, televisão, fotografia e jornalismo impresso. Este ano, o tema do prêmio de jornalismo foi Morosidade do Judiciário: atentado à cidadania e teve o objetivo de estimular o debate sobre a temática do Direito associado ao viés da Justiça Social.

Os trabalhos foram julgados por uma comissão formada pela secretária geral adjunta da OAB-CE, Roberta Vasques; pela presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará, Samira de Castro; pela assessora de comunicação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA), Mozarly Almeida; pela professora do curso de jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cida de Sousa; e pelo professor do curso de jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), Jari Vieira.