10686622_824415200934123_4632276975040435722_nO presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, desembargador federal Francisco Wildo, deu posse, nesta quarta, 10, ao juiz federal Francisco Roberto Machado, no cargo de desembargador federal. Em solenidade bastante prestigiada. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, esteve presente a posse em Recife.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque, magistrados, promotores, procuradores e amigos do cearense Roberto Machado estiveram na Corte onde o novel desembargador foi conduzido ao auditório do Pleno pelo decano e benjamim do TRF5, respectivamente, desembargadores federais Lázaro Guimarães e Fernando Braga.

Coube ao desembargador federal José Maria Lucena, conterrâneo de Roberto Machado, fazer a saudação ao novo desembargador em nome do Tribunal. “Roberto Machado chega hoje ao Tribunal, trazendo-nos a opulência de 43 anos de prática forense, 26 de experiência na magistratura federal de primeira instância e um invejável cabedal de conhecimentos jurídicos, que o haverão, certamente, de ajudar no desempenho do novo e árduo cargo de desembargador federal”, elogiou.

Em seguida, falou em nome do Conselho Federal e do Conselho Estadual da OAB, o Conselheiro Federal e amigo de décadas de Roberto Machado, Valmir Pontes Filho, que em breves palavras : “emocionado, vejo a chegada de Roberto Machado a este Tribunal, com sua vasta cultura e peculiar inteligência. Um homem que acompanho desde cedo. Sua brilhante trajetória honrará a história desta Corte”.

Antes das palavras de agradecimento, Roberto Machado ouviu o representante do Ministério Público Federal, o chefe da Procuradoria Regional da República na 5ª Região, Francisco Chaves dos Anjos Neto: “a investidura do desembargador Francisco Roberto Machado traz uma enorme carga de simbologia para este Tribunal, por nos dar sempre uma sensação de reposição do equilíbrio federativo. O Ceará, diante de sua importância geopolítica, sempre é merecedor de representação”.

Em seu discurso emocionado, com referências a diversos músicos e poetas, Machado fez questão de reverenciar o irmão e juiz federal Agapito Machado e o desembargador federal emérito Francisco Cavalcanti, além de homenagear os servidores da Justiça Federal, especialmente os que estiveram ao seu lado durante 25 anos de atividades na 6ª Vara Federal do Ceará, e os do seu gabinete no TRF5, onde estava atuando como desembargador convocado. “Não pensem que também não pensei em deitar falação sobre justiça, compromisso e vocação. Entretanto, limito-me a dizer que farei neste Tribunal, discretamente, o que já tenho feito durante quase toda minha vida: mais de 43 anos no Judiciário, dos quais mais de 30 deles dedicados à magistratura”, finalizou.

Com informações da Divisão de Comunicação Social do TRF5.