Belém_PAEm reunião nesta quarta-feira (3) no Conselho Federal da OAB, ficou decidido o tema da VI Conferência Internacional de Direitos Humanos da Ordem: A Efetivação dos Direitos da Igualdade. O evento acontecerá entre 27 e 29 de abril de 2015 no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, sediado em Belém (PA).

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, destacou a atualidade do tema. “A proteção dos direitos humanos é matéria fundamental para o ideário da Ordem, pois diz respeito ao cumprimento da Constituição da República. Temos que lutar para efetivar os direitos da igualdade racial, de gênero, de tratamento entre todos os brasileiros. Somos um só Brasil, independentemente das diferenças de pensamento, origem e raça”, avaliou.

Antonio Oneildo Ferreira, diretor-tesoureiro da OAB Nacional e representante do Norte do Brasil na diretoria – é conselheiro federal pela OAB Roraima – comemorou a escolha de Belém. “O evento permite um olhar sobre a Amazônia por várias perspectivas. É um temário pertinente, atual e relevante, levando uma discussão de primeira grandeza a uma das mais importantes regiões do País”, resumiu Oneildo.

Jarbas Vasconcelos, presidente da OAB-PA, destacou a importância do evento para a região. “Creio que essa conferência nos permitirá debater grandes temas com repercussão no direito de todo o mundo. Para nós, que militamos no interior da Amazônia brasileira, há um sentido especial: as principais violações de direitos humanos acontecem, infelizmente, nas fronteiras amazônicas. O evento lançará luzes sobre realidades para aprimorar o Estrado Democrático de Direito para advogados e sociedade”, encerrou.

Fonte: CFOAB