Kennedy Reial LinharesO conselheiro federal pela OAB-CE, Kennedy Reial Linhares, foi nomeado relator da Reforma Política e Democrática para analisar e expor a apreciação do Conselho Pleno nos próximos dias 3 e 4 de fevereiro. A escolha do relator aconteceu na semana passada por meio de um sorteio.

O relator adianta que qualquer cidadão ainda pode sugerir, por meio do site do CFOAB, propostas para a reforma política, as quais serão analisadas e expostas ao crivo do Conselho Pleno da OAB. Após a aprovação das propostas, o documento será entregue à Presidente da República, Dilma Rousseff, e ao Presidente do Congresso Nacional.

O projeto de iniciativa popular da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas apresenta uma proposta de representação política mais identificado com a maior parte da sociedade. Os quatro pontos principais desta proposta são: proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do Financiamento Democrático de Campanha; eleições proporcionais em dois turnos; paridade de gênero na lista pré-ordenada; e fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes.