Reunião Coalizão Reforma PolíticaA Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE) promoveu, na tarde desta segunda-feira (12), a reunião para definir o calendário de programação para coleta de assinaturas para a Reforma Política e Democrática. Ainda este mês será realizada uma plenária, com o objetivo de explicar os principais pontos do projeto e coletar novas contribuições. A partir do dia 27 de janeiro até o dia 31 acontecerá, na Praça do Ferreira, a instalação de um ponto de coleta de assinaturas, passando a ser itinerante na semana seguinte pela Capital.

A reunião foi presidida pelo secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz, e contou com a participação dos advogados Benedito Bezerril, representante da OAB-CE na Coalizão; o presidente da Comissão de Combate à Corrupção e Ética na Política, Tarcísio José; e o advogado Rayan Vasconcelos, além de diversas entidades classistas e da sociedade civil, como a Articulação das Pastorais Sociais (CNBB), representada por Maria Ioneide Alves; Sérgio Bezerra, do Sindicato Apeoc; Natan Mota, da Federação de Bairros e Favelas e da Confederação Nacional dos Moradores; Germana Amaral, da União Nacional dos Estudantes (UNE); Edvard Neto, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES); e por Assis Memória, do Centro de Estudos Bíblico (CEB).

O projeto de iniciativa popular da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas apresenta uma proposta de representação política mais identificado com a maior parte da sociedade. Os quatro pontos principais desta proposta são: proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do Financiamento Democrático de Campanha; eleições proporcionais em dois turnos; paridade de gênero na lista pré-ordenada; e fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes.