Lançamento Pedra FundamentalA Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE) lançou, na tarde da última quinta-feira (15), a pedra fundamental da nova sede da instituição. Na ocasião, e diante da presença dos conselheiros estaduais da Ordem, o presidente Valdetário Andrade Monteiro conduziu, em Sessão Extraordinária do Conselho, a aprovação e autorização para o início das obras.

Em seu discurso, o presidente Valdetário enfatizou que toda a diretoria tem a responsabilidade de promover as melhores condições de trabalho para os mais de 31 mil advogados que precisam de uma sede própria para advogar. “E hoje estamos vivendo um sonho com a implantação da pedra fundamental, pois não só a OAB ganha, mas também a Prefeitura de Fortaleza e a sociedade. A nova sede vai possibilitar que a ESA difunda os estudos para as outras Subseções e a CAACE amplie os serviços sociais. Com isso, mostramos cada vez mais que somos indispensáveis na administração da justiça”, destacou.

O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, ressaltou a satisfação pessoal e institucional referente ao espaço que os advogados da advocacia cearense terão para exercer a função na luta dos direitos da sociedade. O presidente pontuou que “esta obra traz a importância de nossa entidade na valorização do advogado que é um instrumento de defesa do cidadão’’, complementa.

Para o secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz, é um momento de grande emoção, um tributo à advocacia do Estado do Ceará. “Serão modernas instalações para melhor servir os profissionais do Estado. O final de uma grande gestão que entregará, à advocacia alencarina, um equipamento moderno e de grande valia”, pontua.

De acordo com a secretária geral adjunta, Roberta Vasques, a sede foi um sonho e agora é uma realidade. “Vai trazer um grande benefício para toda a classe, foi um sonho e é uma realidade, estamos felizes com essa conquista”, ressaltou.

Marcelo Mota, tesoureiro da OAB-CE, disse que a instituição escreveu, no lançamento da pedra fundamental, um dos mais bonitos capítulos em sua história. “Hoje é um marco histórico para toda a classe e o lançamento da pedra fundamental veio a consolidar uma proposta de melhoria para todos os advogados”, salientou.

O tesoureiro da Caixa de Assistência aos Advogados do Ceará (CAACE), Renan Viana, representando o presidente da instituição, Júlio Ponte, salientou que a nova sede contribuirá para o exercício da profissão, frisando os benefícios que a CAACE terá com este marco. “A gestão foi marcada pela equalização de serviços, e com esta nova sede, a CAACE vai ampliar os serviços em todo o estado. E este é um marco para a história da advocacia cearense, sendo um momento ímpar”, afirmou.

O diretor executivo da Escola Superior de Advocacia (ESA), Vanilo de Carvalho, destacou o projeto da Ordem, enfatizando que “a nova sede será construída sob um novo pilar, principalmente por ser um local em que serão defendidos os direitos de cada cidadão, além de perpetuar a imagem da Ordem dos Advogados”, pontuou.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, abordou sobre a contribuição da nova sede para a cidade de Fortaleza, frisando a importância da ordem na luta dos direitos. “A OAB não é um órgão público de poder municipal, é um órgão que luta pelos direitos dos mais nobres de nossa gente, e parte dessa conquista se deve ao esforço do presidente Valdetário, para que articulou para este momento acontecesse”, destaca. O prefeito ainda lembrou do processo de doação do terreno à OAB-CE, que teve a contrapartida para a construção e manutenção da praça.

O procurador geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos, que representou o governador do Ceará, Camilo Santana, esboçou a satisfação em participar deste marco para a Ordem. “É uma alegria estar neste momento, não como aspecto institucional, mas como advogado e cidadão que conhece os valores básicos dessa advocacia”, afirma. Juvêncio Vasconcelos frisou ainda que a OAB cresceu no seu papel democrático, e que por este fator é merecedora desta conquista.

Estrutura

Conforme o projeto, a nova sede terá dois blocos, sendo um com três e outro com dois andares, incluindo o subsolo destinado à garagem, tendo um amplo auditório com capacidade para 300 pessoas, várias salas de aula com capacidade para 60 alunos/cada, salas de reunião, biblioteca e sala de estudo (50 lugares), farmácia, cafeteria e terraço aberto para eventos no primeiro pavimento.

A previsão é que o prédio seja concluído em meados de 2015, sendo na “Praça Jader de Carvalho” construídos vários equipamentos urbanos de convivência, a exemplo, de um campo de futebol society e uma quadra de vôlei de praia, além de equipamentos de ginástica, parque infantil e uma pista para caminhadas. Informações sobre a nova sede, como cronograma e planta da obra podem ser acessadas no site: oabce.org.br/novasede.

Presenças

Além dos conselheiros estaduais, estiveram presentes à solenidade de lançamento da Pedra Fundamental da nova sede da OAB-CEos conselheiros federais Danilo Mota e Valmir Pontes Filho; presidentes das subseções da OAB no Crato, Aderson Feitosa; de Aracati, João Teobaldo; de Crateús,  Ismael Pedrosa; de Itapipoca, Eurian Teixeira; de Limoeiro do Norte, Gleydson Rocha; de Sobral, José Inácio Linhares; de Quixadá, Gladson do Nascimento; da Serra da Ibiapaba, José de Sales Neto; de Inhamuns, Agildo Nogueira; e da Região Metropolitana de Fortaleza, Raphael Pessoa Mota.

Também estiveram presentes o desembargador do TJCE, Paulo Airton Albuquerque; o vereador Benigno Junior; o deputado federal Airton Cirilo, a deputada estadual Eliane Novais; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Valter Cavalcante; e o conselheiro do CNMP, Leonardo de Carvalho.

Leia, na íntegra, o discurso do diretor executivo da ESA, Vanilo de Carvalho:

Boa tarde, senhoras, senhores e autoridades presentes.
Qual de nós não se enche de júbilo com a simples perspectiva de uma nova morada? Qual de nós não tenta equilibrar ansiedade e alegria no coração perante o novo? Qual de nós não vibra ao ver que a vontade de fazer tornou-se algo concreto? O que celebramos hoje aqui é o início do fim de um longo projeto, tornado palpável e visível para esta laboriosa categoria mediante o simbolismo da pedra fundamental.
Há uma passagem, no Evangelho de Mateus (VII, 24-27), na qual Jesus narra uma parábola que representa a metáfora deste momento histórico. “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as observa, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. Desceu a chuva, vieram as correntes, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela não caiu; pois estava edificada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as observa, será comparado a um homem néscio, que edificou a sua casa sobre a areia. Desceu a chuva, vieram as torrentes, sopraram os ventos e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu: e foi grande a sua ruína”.
Quero acreditar que a nova sede da nossa Ordem será construída sobre sólidos pilares. Mas não me refiro somente às suas futuras lajes e tijolos. Falo de um alicerce mais nobre: a crença inabalável de edificar uma OAB que tenha a defesa da Justiça como um valor sagrado. O que será levantado aqui é mais que um prédio: trata-se de um centro acolhedor das demandas do povo que luta por uma sociedade justa, igualitária e fraterna.
A pedra fundamental da OAB-CE é a rocha constituída por princípios éticos e humanos, que nunca se dobrará às possíveis intempéries abjetas de quaisquer conjunturas. Creio numa OAB lapidando a Política como virtude, o Direito como hábito, o Trabalho como fonte da honra e a Liberdade como prerrogativa do ethos social. Cada um de nós – mais que as paredes que aqui serão erguidas – é parte integrante desta nova casa. Cabe a cada um de nós, portanto, velar para que a solidez seja a marca da nossa Ordem, inabalável ante as areias do tempo.
Não poderia deixar de externar também minha alegria de participar desta celebração, de Deus ter me permitido integrar esta Diretoria – brilhantemente conduzida pelo nosso companheiro Valdetário Monteiro – que hoje tem orgulho de mostrar à sociedade cearense o fruto maduro de um auspicioso trabalho. A Escola Superior de Advocacia tem um compromisso com o aprimoramento constante da nossa atividade e saberá consolidar as diretrizes da formação na mente e no coração da nossa categoria.
Que este momento histórico se eternize não só com a constante freqüência dos advogados às nossas futuras instalações, mas, principalmente, pela perpetuação da imagem da OAB-CE como uma entidade incansável na defesa do Estado de Direito e dos direitos fundamentais da pessoa humana. Muito obrigado!