PA primeira audiência pública da Capital, referente ao piso salarial dos advogados ocorrerá nesta terça-feira (27), às 15h, na sala do Conselho Seccional da OAB-CE. Participarão da audiência escritórios, associações e a advocacia em geral. O assunto foi visto e tido como prioridade da Diretoria da OAB Ceará durante a primeira reunião de 2015, que inclusive definiu calendário de audiências públicas a serem realizadas em todo o Estado para debater valores e aplicação para os advogados e advogadas das áreas pública e privada.

De acordo com o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, as audiências serão realizadas no Interior do Ceará e na Capital com o objetivo de, ao final, apresentar uma proposta salarial a partir da contribuição de todos os profissionais da área. “A participação da Classe é necessária e muito importante para que possamos chegar a um denominador comum em relação à proposta salarial”, afirma.

Valdetário Monteiro completa, ainda, salientando que o debate sobre o piso salarial do advogado “é um assunto de suma importância para o jovem advogado e é uma questão que precisamos enfrentar com mais força. Atualmente, o jovem é o que mais sofre para ingressar no mercado de trabalho”. Para o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, “cuidar do advogado de hoje é garantir uma profissão mais valorizada e conceituada no amanhã”.

Semana do Jovem Advogado

OAB Nacional, juntamente com todas as Seccionais da Ordem, promove a Semana de Valorização do Jovem Advogado. O evento, entre os dias 9 e 13 de fevereiro, é voltado para os advogados recém-formados e em início de carreira. “Esta valorização do profissional em início de carreira é fundamental para o fortalecimento da advocacia”, afirma o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

A OAB aprovou, recentemente, a criação do Plano Nacional de Apoio ao Jovem Advogado Brasileiro, um documento que apresenta propostas para fortalecer o ensino jurídico no país, a defesa das prerrogativas e políticas de anuidades diferenciadas. Posteriormente, anunciou a realização da I Conferência Nacional do Jovem Advogado, que acontecerá em Porto Seguro (BA) no próximo mês de março.