Entrega de Carteiras“Não há profissão liberal mais bela que a advocacia. É a área que consegue mergulhar em todos os ramos do mundo”, pontuou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Ceará (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, na primeira entrega de carteiras do ano de 2015 aos 43 novos advogados do Estado. A solenidade ocorreu na tarde da última quinta-feira (22), na Escola Superior de Advocacia (ESA). Estiveram presentes à solenidade o secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz; e o tesoureiro da Ordem, Marcelo Mota.

Valdetário Andrade Monteiro deu início à cerimônia destacando a necessidade de apresentar o papel da OAB no exercício da profissão. “É necessário apresentar toda estrutura desta instituição aos novos advogados, pois vamos precisar da atuação de cada um para a administração da justiça”, salientou. O presidente frisou ainda sobre o apoio que a entidade oferece a cada profissional com, aproximadamente, 160 salas disponíveis para o exercício da profissão, além das 60 comissões que os advogados podem integrar.

O presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Ceará (CAACE), Júlio Ponte, externou a participação no apoio ao advogado, convidando-os a conhecerem a instituição. “Nós procuramos sempre estar do lado dos advogados, dando a assistência que precisa, principalmente porque temos o apoio incansável da OAB para a realização do nosso trabalho. Não deixem de conhecer a CAACE e os serviços que disponibilizamos”, convidou.

O diretor executivo da Escola Superior de Advocacia (ESA), Vanilo de Carvalho, abordou sobre os cursos que a ESA disponibiliza, ressaltando que este momento é o fim e o começo de um processo. “Conheçam a diversidade dos cursos que oferecemos na área do direito, pois as leis e a sociedade mudam constantemente. E agora cada advogado começa um novo ciclo na busca do sucesso na vida jurídica e da justiça daqueles que não tem justiça”, ponderou.

O presidente da Subseção da OAB na Região Metropolitana de Fortaleza, Raphael Pessoa Mota, convidou os novos advogados a participarem de forma atuante da instituição. “Estamos na disposição para apoiar todos os profissionais do âmbito. Mas um convite que eu faço a todos é que participem da OAB, conheçam a instituição. E vamos juntos defender as prerrogativas dos advogados e lutar pela justiça”, destacou.

O ex-governador do Ceará, Gonzaga Mota, que esteve na solenidade de entrega da carteira da neta dele, falou da satisfação em participar da solenidade. “Depois de 32 anos é uma emoção participar deste momento da conquista desses novos advogados, principalmente neste auditório que eu participei da inauguração”, relembrou.

Joana Paula Bárbara, que participou da entrega de carteiras, salientou a importância deste momento. “O que mais me enobrece a partir de hoje é participar desta instituição. Eu procurarei exercer minha profissão de forma ética, principalmente porque estudei muito para passar no exame da ordem”, externa.

Maria Rosana Rocha da Silva, graduada pela Faculdade de Fortaleza (FAFOR), que também participou da cerimônia, salientou a relevância desta conquista. “Estou muito orgulhosa, pois é um sonho realizado. Tentei pela segunda vez a prova e no 14º exame obtive êxito. É honroso este momento”, finaliza.

Veja o evento em fotos.