PalestraO presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, ministrou, na noite da última terça-feira (27), palestra sobre o projeto de Reforma Política e Eleições Limpas no auditório do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC). Valdetário Monteiro iniciou o discurso em metáforas, para lembrar que há de se colocar muitas dificuldades para as soluções apresentadas para melhorar o país. A palestra foi acompanhada pelo secretário geral da OAB-CE, Jardson Curz; e pelo representante da OAB-CE na Coalizão Pela Reforma Política, Benedito Bezerril.

“A mãe de todas as reformas que precisamos é a reforma política, porque possibilitará uma estrutura de capilaridade em todo o país”, conta. Na palestra, Valdetário Monteiro destacou que uma das soluções apresentadas no projeto da reforma política é o fim do financiamento de campanhas por empresas. “Somente pessoas físicas votam, mas as pessoas jurídicas passam a ter um peso maior na eleição porque querem de volta o que gastaram na campanha”, frisou.

Por isso, a comparação do presidente ao afirmar que “o que hoje é barato ou gratuito torna-se o caro de amanhã”, refere-se ao fato de a compra de votos beneficiar eleitores momentaneamente, mas que esconde a sua verdadeira faceta ao longo de quatro anos de gestão. “É preciso que haja uma conscientização política. Conversar e convencer o eleitor para que ele tenha essa responsabilidade de saber como votar e depois cobrar do seu candidato as propostas que foram apresentadas”, disse Valdetário Monteiro.

Para o historiador Leidiano Farias, que também participou do debate na UFC, o momento da reforma política é oportuno, principalmente porque o Brasil passa por uma crise na política. “Todas essas mudanças não encontram o arranjo que lhes dê suporte”, comentou.

Coleta de assinaturas

A coleta de assinaturas que visa tornar lei o projeto da Reforma Política e Eleições Limpas acontece na Praça do Ferreira até o dia 31 e, depois, percorrerá os principais pontos da Capital cearense. O objetivo é atingir 1,6 milhão de assinaturas. O projeto de iniciativa popular da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas apresenta uma proposta de representação política mais identificada com a maior parte da sociedade. Os quatro pontos principais desta proposta são: proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do Financiamento Democrático de Campanha; eleições proporcionais em dois turnos; paridade de gênero na lista pré-ordenada; e fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes.