ConciliaçãoAdvogados interessados em participar da I Semana Nacional da Conciliação Trabalhista podem enviar pedidos de audiência à Justiça do Trabalho do Ceará. O evento acontecerá no período de 16 a 20 de março e receberá, também, pedidos de trabalhadores e empregadores. Promovido pela primeira vez pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o mutirão pretende solucionar o maior número possível de processos por meio de acordos.

Para participar da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista os interessados devem telefonar para o número 0800 280 1771, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h, ou preencher formulário disponível no site do TRT-CE. Se preferirem, as partes ou seus advogados podem comparecer pessoalmente à vara do trabalho ou ao Tribunal e solicitar a inclusão dos processos na pauta da Semana.

Tanto nas solicitações por telefone quanto nos pedidos via internet, é preciso informar o número do processo e outros dados pessoais dos envolvidos no conflito trabalhista, como nome completo do reclamante ou do reclamado, telefone e e-mail. O pedido será encaminhado diretamente para a unidade onde está o processo, que providenciará a notificação das partes para comparecerem à audiência de conciliação.

Em reunião realizada com os juízes que atuam nas varas do trabalho da Região Metropolitana de Fortaleza, a coordenadora do Núcleo de Conciliações do TRT/CE, desembargadora Regina Gláucia Cavalcante, recomendou que fosse feito um diagnóstico de processos com possibilidade de conciliação para inclusão de imediato nas pautas da Semana da Conciliação Trabalhista.

“Essa é a primeira de uma série de reuniões que faremos com os juízes para sensibilizá-los para a Semana”, disse a magistrada. Ela informou também que serão realizadas audiências de conciliação na Divisão de Precatórios do TRT/CE, no Núcleo de Execuções Especiais do Fórum Autran Nunes e desembargadores atuarão como conciliadores no Tribunal.

A campanha de divulgação idealizada pelo CSJT mostra a Justiça do Trabalho como célere e acessível. Ela se baseia no conceito de que a conciliação é um gesto de boa vontade e tem como slogan “Outra forma de estender a mão é conciliar”.

Com informações do TRT-CE