Conselho Consultivo OAB JovemA OAB-CE instalou, na noite da última terça-feira (10), o primeiro Conselho Consultivo OAB Jovem Ceará. A iniciativa faz parte da programação definida pela instituição para comemorar a Semana Nacional de Valorização do Jovem Advogado, que acontece até o dia 13 de fevereiro. Formado por profissionais de cada comissão temática da OAB-CE, o Conselho Consultivo reunirá advogados e advogadas com até cinco anos de profissão para debater propostas e projetos pertinentes para atender a demanda da jovem advocacia no Ceará.

De acordo com o presidente Valdetário Andrade Monteiro, é importante que o jovem advogado possa dar sua contribuição à Ordem por meio de propostas e o Conselho Consultivo é o primeiro passo nesta caminhada. “Entendemos que é preciso ter debate, fortalecer a classe, e o jovem advogado precisa desse apoio no início da carreira, da mesma forma que a OAB-CE também pode dar uma enorme contribuição quando instala o Conselho Consultivo”, disse.

Na noite de ontem, todos os integrantes tomaram posse e iniciaram os debates sobre a apresentação dos Planos Nacional e Estadual do Jovem Advogado. Segundo o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira (OAB Jovem), Marcell Feitosa, a instalação do Conselho Consultivo é um momento histórico em que se consolida a valorização do jovem advogado. “Planta-se, hoje, uma semente que dará bons frutos no médio e longo prazos. Trata-se de um conselho em que não se debaterá somente a defesa dos honorários, mas a valorização de toda uma classe de advogados que precisa estar cada vez mais unida e fortalecida”, conta.

Durante a solenidade de instalação, o vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, destacou que a participação dos jovens na instituição é bem-vinda e isso possibilita aprofundar debates com novas ideias. O secretário geral Jardson Cruz destacou que a formação do Conselho Consultivo vai abrir novas portas para a jovem advocacia à medida em que participará de debates dentro da Ordem que ficam ainda limitadas à cláusula de barreira de cinco anos. Participaram da solenidade o tesoureiro Marcelo Mota e o diretor executivo da Escola Superior de Advocacia (ESA), Vanilo de Carvalho.

Além do Ceará, as Comissões do Jovem Advogado, tanto do Conselho Federal quanto das demais Seccionais, realizarão audiências públicas em todo o país em alusão à Semana Nacional de Valorização do Jovem Advogado. Ainda na programação, acontecerá a primeira Conferência Nacional do Jovem Advogado, a ser realizada a cada três anos. A primeira edição será nos dias 19 e 20 de março, em Porto Seguro, na Bahia.