OAB-CE e CNBBO secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz, participou, na manhã desta quinta-feira (12), de uma reunião na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para debater propostas de ação para coleta de assinaturas do projeto de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. A próxima ação acontecerá no dia 13 de março na Igreja Nossa Senhora de Fátima, a partir das 9h.

Neste dia, Jardson Cruz adianta que todas as instituições participantes do projeto estarão presentes para garantir uma maior agilidade e quantidade na coleta de assinaturas. Participaram da reunião Dom José Haring, bispo de Limoeiro do Norte; Dom Antônio Roberto Canuto, bispo de Itapipoca; Padre Ermano Allegri, diretor da Agência de Informação Frei Tito para América Latina (Adital); Irmã Rosália Alencar Alves, secretária executiva do Regional Nordeste 1 da CNBB – Ceará; e Mônica Pimentel, assessora da CNBB.

Uma das propostas que faz parte do projeto tem relação com o financiamento das campanhas políticas, referente à forma como os candidatos gastam o dinheiro que poderão ser monitoradas em tempo real através da internet, com base na transparência, possibilitando o chamado controle social do financiamento de campanha.

A coleta de assinaturas é uma ação parceira da OAB-CE juntamente com a Articulação das Pastorais Sociais (CNBB), Sindicato Apeoc, Federação de Bairros e Favelas e da Confederação Nacional dos Moradores, União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), e do Centro de Estudos Bíblico (CEB). A Coalizão em Defesa da Reforma Política Democrática reúne mais de 100 entidades da sociedade civil e disponibiliza o site do movimento para coleta assinaturas online.

Mais informações: www.reformapoliticademocratica.org.br