V Caravana SocialA Comissão Especial de Direito Previdenciário e Assistência Social (CEDPAS) da OAB-CE realiza, até as 17h desta terça-feira (10), a V Caravana Social, na Praça Murilo Borges, no Centro. Com o objetivo de disseminar a educação previdenciária, e conscientizar trabalhadores, empregadores, empregados, donas de casa, empregados domésticos e aposentados sobre os direitos e deveres dos segurados do INSS, técnicos do INSS e advogados membros da comissão, atendem a população durante todo o dia.

De acordo com a presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário e Assistência Social (CEDPAS), Regina Jansen, a iniciativa se torna relevante por esclarecer os direitos e deveres dos contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “A Caravana está na sua 5ª edição em parceria com o INSS, com a Justiça Federal e a 10ª Região Militar, e dispõe de 10 advogados da Comissão para esclarecer a população, tirar as dúvidas, fazer agendamento de benefícios, de perícias, durante todo o dia na praça” destacou.

No início da ação, a coordenadora do programa de educação previdenciária do INSS, Helena Queiroz, frisou que a sociedade ainda é muito carente de informação, por isso que a iniciativa de orientar se torna importante. “O programa de educação previdenciária foi criado pelo INSS, a fim de melhorar o canal de informação. A iniciativa da Caravana é importante porque facilita o encaminhamento do segurado às agências do INSS” afirmou. Segundo Helena, as dúvidas mais frequentes na Caravana são sobre aposentadoria, benefício assistencial e tempo de contribuição.

Para a dona de casa Roseli Coelho e o taxista Edival Jorge, a iniciativa é importante porque esclarece as dúvidas de forma rápida, sem burocracia. “Foi muito bom, porque a gente ganha tempo. Agora mesmo eu ia passar em um posto do INSS, pegar uma senha para ser atendido, e com essa ação, eu já tirei minhas dúvidas e evitei a burocracia”, disse Roseli.