OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Colégio de Presidentes, ocorrido na última sexta-feira (27), em Iguatu, debateu as soluções necessárias para melhorar a Justiça no Ceará. De acordo com o presidente da Seccional cearense, Valdetário Andrade Monteiro, a reunião realizada serviu não somente para descentralizar as ações institucionais, mas principalmente buscar uma solução uníssona em parceria com os presidentes das 12 subseções no Estado.

“As reuniões descentralizadas nos permitem conhecer a realidade do Interior do Estado e buscar soluções em conjunto, priorizando o trabalho dos advogados e das advogadas no Ceará”, pontua. A reunião, que também foi acompanhada por advogados da região, definiu as duas prioridades mais urgentes para a categoria: a definição de um piso salarial para os advogados e vigilância permanente para que o Tribunal de Justiça convoque, até agosto deste ano, 80 juízes para as comarcas do Interior. “Nosso papel, enquanto OAB, urge por um judiciário que funcione”, reforçou o presidente Valdetário Monteiro.

Segundo o vice-presidente Ricardo Bacelar, “a Ordem tem o dever de defender a constituição e isso implica na responsabilidade por uma justiça melhor”. Para exemplificar o que seria “uma justiça melhor”, o vice-presidente destacou a criação do Pacto pela Justiça, estabelecido durante a reunião de criação do Grupo de Interlocução com o Tribunal de Justiça na última segunda-feira (23).

O secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz, aproveitou a reunião para destacar a campanha de coleta de assinaturas para a Reforma Política e Democrática e o empenho das Subseções para que seja atingido 1,6 milhão de assinaturas. Na ocasião, Jardson Cruz destacou os quatro eixos da campanha, com o objetivo de possibilitar à prática de uma melhor representatividade nos poderes executivos e legislativos brasileiros: o fim de financiamento de campanha por empresas, a paridade entre homens e mulheres e o fortalecimento da democracia direta por meios de plebiscitos referendos e projetos de lei de iniciativa popular.

O tesoureiro Marcelo Mota avaliou o Colégio de Presidentes como um importante encontro de debate de propostas para a melhoria da advocacia e do Judiciário no Estado. “O encontro em Iguatu foi de extrema importância para definir propostas e buscar um meio de aprimoramento da Justiça no Ceará. A participação de cada presidente de subseção é fundamental para termos uma advocacia mais ativa no Ceará todo”, destacou.

Participaram da reunião os presidentes João Teobaldo de Sousa (Aracati), Ismael Pedrosa (Crateús), Aderson Feitosa (Crato), Marco Antônio Sobreira (Iguatu), Agildo Nogueira (Inhamuns), Eurian Teixeira (Itapipoca), Clauver Barreto (Juazeiro do Norte), Gleydson Rocha (Limoeiro do Norte), Gladson Alves do Nascimento (Quixadá), José Inácio Linhares (Sobral) e Raphael Pessoa Mota (OAB-RMF).