Sessão Conselho Consultivo OAB JovemA primeira Sessão do Conselho Consultivo OAB Jovem, realizado na tarde da última terça-feira (24), aprovou o regimento interno. A sessão, dedicada somente a jovens profissionais com até cinco anos de inscrição, é uma forma de aproximar jovens advogados e envolvê-los nas decisões e ações da advocacia cearense.

Na ocasião, estavam presentes o presidente da Ordem, Valdetário Andrade Monteiro; o vice-presidente Ricardo Bacelar; o secretário-geral Jardson Cruz; o tesoureiro Marcelo Mota; o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira, Marcell Feitosa; e o presidente da Associação dos Jovens Advogados (AJAFORTE), Patriarca Brandão.

O presidente Valdetário Monteiro enfatizou que “a OAB-CE está de portas abertas para levar conhecimento ao advogado”, fazendo referência a mais uma conquista da instituição: a biblioteca digital. O presidente destacou, ainda, o Ciclo de Palestras do Novo Código do Processo Civil (CPC), que a entidade junto a Esmec, ESMP e Justiça Federal promoverá gratuitamente a partir da próxima sexta-feira (27).

O vice-presidente, Ricardo Bacelar, frisou ainda a participação dos novos advogados neste conselho, uma vez que são discutidas assuntos relacionados as prerrogativas, o piso salarial e outras vertentes de interesse da classe. Falou também da importância dos mesmos zelarem pela profissão, uma vez que “temos a responsabilidade de trabalhar na manutenção da Ordem”, finaliza.

O secretário-geral, Jardson Cruz, aproveitou a oportunidade e apresentou as propostas da Reforma Política e Democrática Eleições Limpas, que inclui a proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do financiamento democrático de campanha, eleições proporcionais em dois turnos, paridade de gênero na lista pré-ordenada, fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes. Convidou toda a classe de jovens advogados a participar da coleta de assinaturas que segue na Praça do Ferreira, e percorre os principais pontos do Ceará.

Para o tesoureiro Marcelo Mota, “no Ceará temos que destacar a atuação no Conselho Jovem da OAB”, evidenciando as conquistas que a classe teve como o concurso de magistratura, a ampliação do horário de atendimento no Fórum Clóvis Beviláquia, a sansão do Novo Código de Processo Civil (CPC), dentre outros.

De acordo com o presidente da Comissão Marcell Feitosa, disse da importância de promover o Conselho Consultivo Jovem da OAB, “pois permite essa troca de experiências , de ouvir boas e novas ideias, para se fazer uma advocacia mais forte”.

O presidente da Ajaforte, Patriarca Brandão, salientou a satisfação de ter os novos advogados presentes nas ações da entidade, bem como defendeu o Exame de Ordem, destacando que “é o mínimo que o advogado deve ter para atuar na profissão. Não podemos permitir que profissionais sem um conhecimento prévio, exerçam a função, prejudicando a classe e a sociedade”, pontuou.