Encerramento_Simpósio“Um dos grandes desafios que os pais e a sociedade encontram é a inclusão das pessoas com deficiência intelectual, principalmente nas escolas, na hora de realizar uma matrícula”, pontua a Presidente da Comissão de Direito Previdenciário e Assistência Social da OAB-CE, Regina Jansen, no encerramento do I Simpósio de Direito das Pessoas com Deficiência Intelectual, promovido pela Comissão nos últimos dias 9 e 10 de março, no auditório da Justiça Federal, na Praça Murilo Borges, no Centro.

Na ocasião, estavam presentes o coordenador de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Fortaleza, Carlos Eduardo Araújo; a professora da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), Camila Barreto; a coordenador de Escola e Aprendizagem (Codea) e representante da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Sinara Mota Neves de Almeida.

Carlos Eduardo Araújo, que ministrou a palestra “A inclusão de crianças com Deficiência Intelectual na rede municipal de educação de Fortaleza”, abordou sobre a relevância do assunto e a necessidade de discutir o tema. Frisou que a inclusão social ocorre quando existe o respeito e a cooperação, bem como quando são oferecidos espaços e momentos de acolhimento e valorização das diferenças.

Carlos Eduardo apresentou, ainda, as ações que foram implantadas pela Secretaria de Educação de Fortaleza para efetivar a inclusão social nas escolas, a exemplo do I Seminário de Experiências Educacionais Inclusivas no município, além da construção da Escola Bilíngue prevista para abril. “Precisamos repensar e avançar quanto ao processo de inclusão. Já construímos muito, mas a caminhada é longa”, finaliza.

A professora Camila Barreto apresentou os pontos principais da construção de uma escola inclusiva, que englobam a política de inclusão, a cultura inclusiva e as práticas de inclusão com base na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU em 2006 e que fora ratificado pelo Brasil. Camila salientou alguns dos objetivos da educação que visa à participação efetiva das pessoas com deficiência em uma sociedade livre, bem como favorecer o desenvolvimento de metas cognitivas e metagonitivas.

A Coordenadora da Codea falou ainda da diversidade e inclusão educacional e apresentou as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) que no Ceará já foram entregues 201. Sinara Mota externou a importância de falar do assunto com mais frequência e levar a discussão para as instituições superiores. “Precisamos rever e levar a discussão para as universidades com os professores para debater o assunto”, afirma.