HomenagensA OAB Ceará promoveu, na noite da última quinta-feira (12), a comemoração em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A data foi celebrada com uma homenagem especial às mulheres advogadas e contou com a palestra da defensora pública Mônica Barroso, sobre “O Papel Transformador da Mulher Advogada”, e a entrega de carteiras às novas profissionais do Estado.

Em um evento dedicado às mulheres, o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, enfatizou que a homenagem é um reconhecimento ao importante papel que todas desempenham na sociedade e por terem conciliado, ao longo da história, a árdua tarefa de gerenciar o lar e, ainda, buscar garantias constitucionais.

De acordo com a secretária geral adjunta da OAB-CE, Roberta Vasques, a fisionomia do Brasil de hoje estampa o perfil de mulheres dessa nova realidade: “decididas, corajosas, atuantes, ocupando cargos públicos nas diversas esferas da política e da administração, liderando campanhas, dirigindo empreendimentos, participando ativamente de suas entidades de classe”. Apesar das conquistas, Roberta Vasques acredita que a participação das mulheres na política – seja nacional ou institucional – ainda é acanhada. “Cumpre a nós incentivar a participação mais efetiva da advogada em nossa entidade de classe”, afirmou.

Para a defensora pública Mônica Barroso, que ministrou a palestra “O Papel Transformador da Mulher Advogada”, a sociedade avançou em garantias constitucionais pontuais, mas ainda precisa melhorar a relação entre os gêneros. “É preciso não só reconhecer o valor e a importância da mulher nessa data específica, mas trabalhar para que esse reconhecimento seja constante e gradativo”, pontuou.

Após a palestra, a OAB-CE homenageou seis ex-conselheiras da instituição pelos relevantes serviços prestados à advocacia cearense. Foram elas: Jacirema Leda Moreira, Julieta de Lima, Paula Francinete Benício Borges, Maria Elêusis de Alencar Monteiro, Rosângela Maria Carvalho Viana e Suely Nogueira de Holanda.

A solenidade contou com a presença do vice-presidente Ricardo Bacelar; o secretário geral Jardson Cruz; o tesoureiro Marcelo Mota; a presidente em exercício da Comissão da Mulher Advogada, Cynthia Desireê Amorim; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Júlio Ponte; o diretor executivo da Escola Superior de Advocacia (ESA), Vanilo de Carvalho; e o conselheiro federal Danilo Mota.