Jardson_Valdetário_Belmino_LucianaO presidente da OAB Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, recebeu os juízes e coordenadores dos Projetos Fábrica Escola, Reconstruir e Aprendizes, Luciana Teixeira de Souza e Cézar Belmino, com o objetivo de firmar parceria e o apoio institucional aos novos projetos sociais. Durante a visita, o presidente ressaltou o constante apoio logístico para a reintegração de presos e egressos oriundos do sistema carcerário cearense.

De forma integrada, o Projeto Reconstruir tem o objetivo de proporcionar vínculo com outros projetos de execução penal, dentre os quais os de capacitação profissional na construção civil e de educação básica e superior aos apenados do regime fechado, semiaberto, aberto e livramento condicional. O referido projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e Secretaria de Educação.

O projeto Aprendizes da Liberdade complementa a ação do Projeto Reconstruir, uma vez que possibilita acesso à educação básica com atendimento psicossocial por parte de equipe multidisciplinar vinculada às varas de execuções penais da Comarca de Fortaleza.

Durante a visita, acompanhada pelo secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz, o presidente reiterou o compromisso social da Ordem na defesa de políticas e ações que tenham os direitos humanos como principal eixo. O projeto Fábrica Escola atende sete presos e suas respectivas famílias, totalizando cerca de 30 pessoas. Mas a capacidade máxima de atendimento é de 300 pessoas.