EnomunO secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz, representou o presidente da instituição, Valdetário Andrade Monteiro, na solenidade de abertura da Segunda Edição do Encontro Nacional dos Organizadores de Modelos das Nações Unidas (Enomun), na última quinta-feira (26), na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). O encontro aconteceu até o último domingo (29) e reuniu acadêmicos e participantes do Simulado da Organização das Nações Unidas (SONU).

A Conferência de Abertura debateu o tema “Dependencismo” e Desenvolvimentismo no Brasil, que foi proferida pelo professor da Universidade de Campinas (Unicamp), Márcio Pochmann. Para debater o tema, foram convidados o professor pós-doutor Martônio Mont’Alverne Barreto Lima, da Unifor; o diretor da Faculdade de Direito da UFC, professor doutor Cândido Albuquerque; a representante docente da Faculdade de Direito da UFC, professora pós-doutora Cynara Monteiro Mariano; e o representante docente da UniChristus, professor doutor Juraci Mourão Lopes Filho.

O encontro foi promovido pela Diretoria da Academia Nacional de Estudos Transnacionais (Anet). Na edição deste ano, foram realizados quatro comitês: Fórum de Governança da Internet, Conselho de Segurança das Nações Unidas, Organização para a Cooperação Islâmica e Conselho da União Europeia.

O Enomun é uma iniciativa pioneira, inovadora e aproveita larga e sedimentada experiência de diversos organizadores de Modelos das Nações Unidas, nos mais diversos estados brasileiros. O objetivo o encontro é promover debate sobre diversos temas relacionados à política externa. No encontro, ainda houve a realização da Simulação Nacional dos Organizadores de Modelos das Nações Unidas (SiNOMUN).