unnamed (55)O presidente da OAB Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, e o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, acompanhado dos presidentes de várias Seccionais da Ordem, do secretário geral da OAB Ceará, Jardson Cruzx, do conselheiro seccional da OAB Ceará, Andrei Aguiar, foram recebidos na última terça-feira (17) pelo controlador-geral da União, ministro Valdir Simões. Em pauta, a apresentação do Plano Nacional de Combate à Corrupção elaborado pela OAB.

Marcus Vinicius apontou, mais uma vez, os prejuízos advindos de práticas ilícitas envolvendo o dinheiro público. “A corrupção suga recursos essenciais que deveriam ser investidos no bem-estar social, quer seja na educação, na saúde, na segurança pública, no transporte. A OAB, no intuito de dar vazão institucional às demandas da sociedade, propõe um conjunto de medidas para estancar essas chagas que tantos malefícios trazem à nação”.

O ministro Valdir Simões parabenizou a OAB pela iniciativa. “Uma série de medidas republicanas nos foi trazida e a CGU, enquanto agência oficial de combate à corrupção no âmbito do controle interno do Governo Federal, recebe de bom grado as valiosas sugestões. A OAB pode sim ser indutora de um importante modelo de transparência, acompanhando a aplicação de recursos públicos junto à sociedade”, avaliou o controlador-geral da União.

SECCIONAIS

Em nome da OAB-CE, o presidente e coordenador do Colégio Nacional de Presidentes de OAB,  Valdetário Monteiro, frisou que o trabalho conjunto deve render bons frutos. “Combater a corrupção é missão de todos nós, este é um momento de reforço, com a adoção de medidas que reafirmem a boa administração pública como basilar ao nosso País”.

O presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, esteve na comitiva da OAB. “A CGU é um órgão impor

tantíssimo no combate à corrupção, com um histórico de excelentes serviços prestados. Entre as propostas da OAB, está a da instituição de mandatos tanto para a Controladoria da União quanto para estados e municípios”, apontou.

Jarbas Vasconcelos, presidente da seccional paraense, classificou como fundamental o conjunto de propostas que a OAB tem apresentado aos gestores. “A OAB realiza hoje uma importante missão a fim de contribuir com a estabilidade do País em todos os sentidos. Todas as esferas da administração pública serão contempladas com as medidas que a Ordem sugere visando à melhoria institucional, jurídica e legislativa como um todo”, resumiu Jarbas.

Enil Henrique, presidente da OAB-GO, ressaltou a sintonia que

as Seccionais têm tido com a OAB Nacional, de modo “a lutar por um fim comum que é a extinção definitiva dessas mazelas que assolam a vida pública no Brasil, frente ao clamor da população brasileira”.