Paulo de Barros_IBETO presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), Paulo de Barros, ministra palestra no seminário “Teoria Geral do Direito – Estudos em Homenagem ao Professor Lourival Vilanova”, que acontece nesta sexta-feira (6), no Hotel Seara, em Fortaleza. A palestra, segundo Paulo de Barros, que também é professor emérito da PUC-SP e USP, destaca pontos importantes, como aqueles que indicam a Teoria Geral do Direito como uma experiência obrigatória. “É um aprofundamento à qualquer área do Direito. A Teoria Geral do Direito cumpre esse papel de base”, salienta.

De acordo com a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-doutora da Faculdade de Lisboa, Denise Lucena Cavalcante, o evento realizado em Fortaleza é privilegiado por congregar estudiosos da área tributária de todo o Brasil. “Estamos a discutir o que é fundamental, para se entender que para chegar na técnica é preciso ter a filosofia, a teoria e depois da técnicacomo resultado de uma construção lógico-semântica para dar normas às relações”, salienta.

Além de apresentar as estruturas conceituais do Construtivismo Lógico-Semântico, o seminário associa as bases da teoria às demandas jurídicas da atualidade.