Jardson_Seminário da PrainhaO secretário-geral da OAB-CE, Jardson Cruz, esteve reunido na manhã desta quinta-feira (12) com 25 padres da Região São José (Seminário da Prainha), na Arquidiocese de Fortaleza. O encontro aconteceu com o objetivo de debater e apresentar o projeto de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. Na oportunidade, Jardson Cruz ressaltou que o momento é importante porque o projeto se insere também no tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Fraternidade: Igreja e Sociedade. Eu vim para Servir”.

Segundo o secretário-geral, é de suma importância essa parceria da OAB com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pois a Igreja é uma instituição representativa. “Nós estivemos com o cardeal Dom Raymundo recentemente, e ele deixou claro que a Igreja irá se engajar cada vez mais nesta campanha”, afirmou. O secretário geral ressaltou ainda que o projeto não é só da OAB e da CNBB, mas sim de toda a sociedade.

Na ocasião, Jardson Cruz apresentou os principais pontos da proposta da Reforma Política, que são: fim do financiamento de campanha por empresas e adoção do Financiamento Democrático de Campanha; eleições proporcionais em dois turnos; paridade de gênero na lista pré-ordenada; e fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes. E destacou o financiamento de campanhas políticas como um dos principais problemas.

De acordo com o Padre Francisco Bezerra, vigário episcopal da Região São José, a participação do povo na Reforma Política e Democrática, é uma necessidade. “Estamos aqui com representantes de 26 paróquias, e que são formadores de opinião. Nós precisamos influenciar e orientar às pessoas para que elas possam participar desse movimento que é tão importante e que vai ajudar toda a sociedade a compreender uma nova dinâmica de como fazer política”, afirmou.

O assessor da Regional Nordestina da CNBB, Padre Gilson Soares, frisou que a importância da parceria se dá “porque a arquidiocese comporta em média 450 padres, e se todos nós tivermos esse sentimento de trabalhar junto ao povo na Reforma Política e Partidária, colhendo as assinaturas nas missas, nos encontros, nós vamos transformar o Brasil em um país mais humano e mais participativo, inclusive”, destacou.