Tráfico de PessoasAcontecerá, na próxima sexta-feira (6), o seminário “Diálogos pela Vida: Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e o Sistema de Proteção a Pessoas Ameaçadas”, a partir das 8h no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), situada à Rua Assunção, 1100, no bairro José Bonifácio. As inscrições poderão ser feitas através do endereço eletrônico: www.mpce.mp.br/esmp/cursos.asp.

O evento tem o objetivo de aproximar os atores do Sistema de Justiça e de Segurança Pública e a Rede Socioassistencial aos programas de proteção e ao enfrentamento ao tráfico de pessoas, visando levar informação acerca dos objetivos e metodologia dos Programas e do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, bem como pactuar fluxos juntamente com a rede encaminhadora. O seminário é voltado a membros do Ministério Público, magistrados, integrantes da Segurança Pública, defensores públicos, advogados e profissionais da Rede Socioassistencial.

A coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) da Sejus, Lívia Xerez, apresentará, às 9h, a palestra Enfrentamento ao tráfico de pessoas. Em seguida, a assessora do Núcleo de Assessoria dos Programas de Proteção da Sejus, Rachel Saraiva Leão, fará exposição sobre o Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos (PPDDH). O coordenador Geral do PPCAAM-CE, Higor Cataldo, apresentará, às 10h, o Programa de Proteção a Criança e Adolescentes Ameaçadas de Morte – PPCAAM. O último painel, sobre o Programa de Proteção a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas (Provita), será abordado, às 10h20, pelo coordenador Geral do Provita-CE, Breno Gonçalves.

O tráfico de pessoas é compreendido como uma realidade cada vez mais presente em nosso estado e cujas ações de enfrentamento precisam ser debatidas, bem assim como os programas de proteção a pessoas ameaçadas no Ceará enquanto ferramentas de combate à impunidade e de garantia do direito fundamental à vida.