Consumerista 1“As abusividades na publicidade e o público infantil” foi tema de palestra no encerramento do I Seminário de Direito Consumerista e a Proteção da Criança e do Adolescente, ocorrido na última quinta-feira (9). O assunto foi ministrado pela advogada Lara Vieira que pontuou o papel da sociedade de instigar ao consumo exacerbado, principalmente a crianças por ser um público fácil de ser persuadido com a publicidade. A presidente da Comissão da Criança e do Idoso do Conselho Federal da OAB, Glicia Salmeron, e o deputado estadual Heitor Ferrer estiveram presentes para debater o tema.

Em um contexto histórico, Lara Vieira destacou o avanço tecnológico e a Revolução Industrial como pontos de partida para o consumismo exacerbado, e abordou o processo de produção e oferta de bens a relação de consumo e a massificação. Os anúncios publicitários foram citados pela palestrante como fator primordial que levam as crianças e adolescentes ao consumo, alertando ao papel da escola neste processo. “Infelizmente, as escolas, em sua maioria não têm essa prática de orientar quanto ao assunto”, afirma.

Na oportunidade, Glicia Salmeron falou sobre a relevância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e quanto ao respeito que se deve ter por esta legislação. “É fundamental que tenhamos conselhos nas esferas municipal, estadual e nacional para o fortalecimento do Estatuto”, pontuou.

Heitor Ferrer enfatizou a relevância de abordar o tema. “É importante debater esse assunto para proteger a criança, pois a mídia transforma a mente delas e as induz ao consumo”, externa.