Consumerista 2“Lamentavelmente o ‘bulling’ é hoje uma prática que vitima pelo menos 30% das crianças e jovens na rede básica de ensino em nosso país”. Esta afirmação foi proferida pelo Presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Arthur Bruno, que ministrou a palestra “A violência sexual e o “bulling” nas escolas” em solenidade de encerramento do I Seminário de Direito Consumerista da Criança e do Adolescente, na última quinta-feira (9).

Arthur Bruno abordou que um maior preparo dos professores e funcionários da escola pode ajudar a identificar agressões e abusos, além da instituição configurar um espaço de diálogo e formação para a comunidade. Pontuou, ainda, que a escola, a família e a sociedade devem estar unidas para combater tal ação, uma vez que a principal consequência dessa violência é psicológica e pode acarretar o descontentamento da vítima quanto à própria imagem. “É um trabalho de conscientização que os pais e educadores têm que estar juntos com as crianças e os jovens, para diminuir drasticamente este ato. O ideal seria não mais existir o bulling”, externa.

Na oportunidade, foram apresentados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostraram que 30% dos estudantes brasileiros são praticantes ou vítimas do bulling, sendo 20,8% autores desta ação. Foi apresentado, também, o Projeto de Lei 3015/11 que coloca o dia 7 de abril como o Dia Nacional de Combate ao Bullying e Violência na Escola, aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), e encaminhada ao Senado para aprovação.

Arthur Bruno encerrou a palestra frisando que “é necessário que todas as escolas tenham um programa preventivo e de combate efetivo ao bulling. Mas que tudo isto passe pela conscientização de todos”, finaliza.

unnamed (4)