Conselho Consultivo OAB JovemEm caráter pioneiro, a OAB Ceará implementará, em até dois meses, o primeiro Núcleo de Empreendedorismo para jovens advogados do Brasil. O anúncio foi feito na tarde da última terça-feira (28) durante a segunda Sessão Ordinário do Conselho Consultivo OAB Jovem. O Núcleo de Empreendedorismo será realizado em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA), Comissão OAB Jovem e Associação dos Jovens Advogados de Fortaleza e Região Metropolitana (Ajaforte).

O tema foi apreciado pelo presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, que considerou de extrema importância o fomento ao empreendedorismo na advocacia. O vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar; a secretária geral adjunta Roberta Vasques, e o tesoureiro Marcelo Mota, também estiveram presentes à II Sessão do Conselho Consultivo OAB Jovem.

De acordo com o presidente da Comissão OAB Jovem, Marcell Feitosa, o Núcleo de Empreendedorismo funcionará em caráter permanente e tem o objetivo de possibilitar à advocacia um treinamento nesta área de gestão conciliada à prática jurídica. “A intenção é que o advogado e a advogada possam fazer um módulo de empreendedorismo e, ao final, escolher ainda uma especialização”, afirmou. Além disso, Marcell Feitosa destaca que antes de ofertar o curso é preciso ter a contribuição dos jovens conselheiros para atender a demandas específicas da categoria, principalmente dos advogados com até cinco anos de carreira.

Segundo a coordenadora das especializações da ESA, Patrícia Marla, o advogado possui conhecimento em prática jurídica mas não conciliado ao empreendedorismo. “porque existem uma série de itens necessários à reestruturação do escritório consideradas importantes para quem está iniciando a carreira”, avalia.

De acordo com a consultora em empreendedorismo Ana Cristina Barros, toda carreira, de uma forma ou de outra, precisa ser empreendedora, precisa ter ferramentas e técnicas que atendam as exigências do mercado e do profissional. “Essa experiência é uma iniciativa que vem a atender uma demanda do jovem advogado e servirá para que os novos profissionais entendam é o desenvolvimento da profissão”, explica.