Wanha Rocha_MPCEFoi criada, na manhã da última quinta-feira (16), a Rede Ouvir, que pretende congregar as 65 ouvidorias públicas e as 8 judiciais existentes no Ceará. A iniciativa é liderada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, por intermédio da ouvidora-geral da Instituição, Magnólia Barbosa, que propôs a integração e coordenou a reunião no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, quando foi instituída a Rede. A Ouvidoria da OAB Ceará integra a Rede Ouvir, considerada pioneira no Brasil.

De acordo com Wanha Rocha, “trata-se de uma iniciativa bastante positiva, pois o intercâmbio de informações e experiências entre as ouvidorias irá proporcionar mais agilidade e alcance no atendimento aos cidadãos e, consequentemente, valorizará ainda mais as instituições”.

A ideia é que seja feito um pacto de cooperação interinstitucional para estabelecer um diálogo entre todas as ouvidorias, de forma a facilitar a proximidade entre os cidadãos e os serviços públicos e judiciais. “Os movimentos que têm ocorrido nas ruas pedem mais acesso ao poder, por isso precisamos divulgar o nosso trabalho. A ouvidoria é um mecanismo de democracia participativa”, destacou Magnólia Barbosa. Ela também lembra que o órgão é previsto na Constituição Federal de 1988 e a articulação conjunta das ouvidorias também está prevista na Carta Magna, no Artigo 74. “Precisamos inclusive nos conhecer mais, para que possamos agilizar as demandas das pessoas que nos procuram”, completou.

Na ocasião, ficou definido que os representantes das instituições presentes irão discutir a formulação de um protocolo de intenções baseado no compartilhamento de experiências. Em seguida, será realizada uma nova reunião, dentro de 30 dias, para organizar todas as sugestões em um documento que deve ser assinado pelo procurador-geral de Justiça e pelos líderes dos demais poderes.

Na reunião, a procuradora também representou o procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado. Além dela, compuseram a mesa principal do evento o titular da Ouvidoria-Geral do Estado (CGE), Nelson Martins; o ouvidor do Tribunal de Contas da União, Eduardo Murici; o desembargador e ouvidor-geral do Poder Judiciário no Ceará, Raimundo Nonato Silva Santos; as ouvidoras da OAB/CE, Wanha Maria Souza Rocha; da Secretaria de Justiça, Lissa Andrade; da Defensoria Publica do Estado, Ana Virgínia Ferreira; da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Maria do Socorro Brasil; e da Ouvidoria Parlamentar da Assembleia Legislativa, Bruna Bardawil Rolim.