Damasceno_Prefeito_ValdetárioO presidente da OAB Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, foi empossado, na noite desta quarta-feira (22), como conselheiro no Conselho da Cidade de Fortaleza. A solenidade de posse aconteceu durante a apresentação do Plano Fortaleza 2040 no prédio anexo da Assembleia Legislativa. Coordenado pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), com o apoio da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) da Universidade Federal do Ceará, o projeto tem o objetivo de elaborar um plano estratégico para Fortaleza, integrando o desenvolvimento físico-territorial ao desenvolvimento social, econômico, promovendo uma articulação sobre os diversos setores da cidade.

Como conselheiro, o presidente da OAB Ceará entende que o trabalho é de diálogo permanente para propor e construir uma cidade baseada em valores coletivos. Por esta razão, o diálogo é importante instrumento consolidar este objetivo. Além do presidente Valdetário Andrade Monteiro, outros 100 conselheiros foram empossados, entre arquitetos, jornalistas, políticos, acadêmicos e lideranças comunitárias.

Na foto, presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, ao lado do prefeito Roberto Cláudio e do presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-CE, José Damasceno Sampaio.

De acordo com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, “esse plano só terá legitimidade se participarem dele todos aqueles que querem bem a cidade, ou seja, todos os movimentos sociais, sindicatos, intelectuais, pensadores, universidades”. Na primeira fase, focada na discussão da “Fortaleza Hoje”, espera-se chegar a um consenso sobre o cenário atual da cidade, com diagnóstico de problemas e potencialidades. Nessa e em todas as outras fases, a participação popular é de extrema importância.

Durante a segunda etapa, será discutida a cidade desejada para o horizonte do ano de 2040, identificando ainda desafios e objetivos a serem alcançados para a sua consolidação. Já na terceira e última fase, serão definidos planos, diretrizes e ações para o alcance dos objetivos propostos anteriormente. Nesse momento, também será definido o sistema de governança e controle social para acompanhamento, monitoramento de resultados e atualização do plano estratégico e Planos Setoriais decorrentes.

Segundo Roberto Cláudio, “há décadas existe um reivindicação muito forte de Fortaleza para que nos debrucemos sobre uma longa, complexa, mas necessária tarefa de planejar o futuro da cidade”, acrescentando que grande parte dos desafios das grandes metrópoles mundiais – e não é diferente para Fortaleza – decorrem do seu crescimento anterior desordenado. Se olharmos para Fortaleza e enxergarmos os desafios de tratamento de resíduos sólidos, transporte público, etc, todos eles são produto de uma cidade que cresceu sem nenhuma tarefa de planejamento exercida ou cumprida.