Reforma Política_FA7Estudantes da Faculdade 7 de Setembro participaram, na noite desta quinta-feira (28), do “Debates sobre Reforma Política”. O evento foi coordenado pela Comissão de Estudos Constitucionais da OAB-CE e reuniu mais de 600 estudantes. A proposta de levar o debate para a academia deve-se à necessidade de disseminar a proposta da reforma política entre os estudantes e possibilitar a troca de conhecimento sobre o sistema político brasileiro, bem como o atual governo e o modelo de governabilidade.

Na ocasião, o tesoureiro da OAB-CE, Marcelo Mota, representando o presidente Valdetário Andrade Monteiro, ressaltou que o evento é importante principalmente porque a conjuntura nacional possibilita e fomenta esse tipo de debate. “O Brasil precisa repensar a sua estrutura política atual e esse debate é o momento oportuno para se pensar e dialogar sobre essas propostas”, disse.

O presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB-CE, Fábio Zech, afirmou que é missão institucional permitir que o debate seja compartilhado com a sociedade. “Essa é uma das ações da instituição: integrar advogados e sociedade no mesmo objetivo, o da mudança de um sistema político mais justo, mais benéfico para o país”, disse.

O secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz, destacou “As Propostas da OAB na Reforma Política” e mencionou que cada ponto tem o objetivo de tornar o processo eleitoral mais justo e coerente com as necessidades dos eleitores. “Este evento é muito importante por promover um debate sobre as diferentes perspectivas sobre a reforma política no Brasil. Junto com mais de 100 entidades, a OAB e CNBB têm debatido um novo sistema de eleições para o Brasil para que as eleições adquiram um caráter mais democrático para o país”, disse.

O Procurador do Ministério Público Federal, Alessander Sales, falou sobre “Financiamento de Campanha Eleitoral e o Combate à Corrupção”; o editor executivo do Núcleo Conjuntura do jornal O Povo, Guálter George, debateu “O Papel da Imprensa no Debate Político”; o professor do curso de Direito da UFC, Felipe Braga Albuquerque, abordou “O Impeachment no Cenário Político Brasileiro”; e o Diretor do Departamento de Ciências Políticas da UFC, Valmir Lopes, destacou as razões para “Repensar o Sistema Partidário no Brasil”.