Palestra 3Com mais de 1.800 inscritos, o II Ciclo de Palestras do Novo CPC é considerado o maior evento jurídico do Ceará. Realizado na tarde da última sexta-feira (8), no auditório anexo da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o evento reuniu advogados no auditório principal e nas cinco salas disponibilizadas para transmissão simultânea. O evento é uma parceria da OAB-CE com a Esmec, Justiça Federal no Ceará e Escola Superior do Ministério Público. A previsão é que o III Ciclo de Palestras seja realizada em julho.

De acordo com o organizador do evento, o advogado Tiago Asfor,o projeto prevê a realização de ciclos de palestras a cada dois meses. O primeiro ciclo foi realizado no final de março deste ano. Para o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, o número elevado de inscrições reflete a importância da capacitação profissional ser uma constante na vida do advogado. “O Ciclo de Palestras sobre o Novo CPC surge para atender essa demanda e permitir que o advogado esteja atualizado em seu mister”, destaca.

Nesta segunda edição, foram realizadas quatro palestras: “Princípio da Primazia do Julgamento do Mérito”, com o professor adjunto da Faculdade de Direito de Recife (UFPE), Leonardo Carneiro da Cunha; “Tutela de Urgência e a Cognição dos fatos no Novo CPC”, com o professor adjunto da Universidade Federal do Ceará Marcelo Lima Guerra; “O advogado e o Novo CPC: as conquistas da advocacia”, com a ex-presidente da OAB do Distrito Federal, Estefânia Viveiros; e “Os recursos repetitivos no STJ e o Novo CPC”, com o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luiz Alberto Gurgel de Faria.

O I Ciclo aconteceu na Esmec, no dia 27 de março, e contou com palestras dos ministros Napoleão Nunes Maia (STJ) e Bruno Dantas (TCU); do Procurador Geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos; e do jurista Fredie Didier. O Ciclo é coordenado pelo advogado Tiago Asfor Rocha Lima. A coordenação científica tem à frente o desembargador Paulo Ponte, diretor da Esmec, além do juiz Leonardo Resende Martins, da Justiça Federal-CE; do promotor de Justiça Benedito Augusto da Silva Neto e o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro.