plano-desabusadoA juíza de direito Maria Marleide Maciel Queiróz, titular da 3ª Vara de Família da Comarca de Fortaleza, lançará o livro “Um plano desabusado para o sistema prisional”, às 19h30 desta quarta-feira (6), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). A apresentação será feita pelo Diretor da Instituição, o desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte. A obra tem co-autoria do jornalista José Vidal dos Santos e prefácio da desembargadora aposentada Gizela Nunes da Costa.

A obra aborda um plano alternativo para o sistema prisional, o qual destaca-se por tratar-se de um projeto bastante audacioso e polêmico. Acredita-se que dando ao prisioneiro a confiança para que possa comandar seus semelhantes no ambiente carcerário, poderá se ter encontrado uma solução para uma relação de pacificação nos presídios.

Maria Marleide é Bacharela em Direito pela UFC, especialista em Direito Público, Direito Processual Civil, Direito Penal, Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino, em Buenos Aires. Pós-doutora pela Università Di Messina – Dipartimento di Giurisprudenza, na Itália. Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, Família e Sucessões. Professora Assistente-I da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará. Professora Visitante do Curso de MBA da Unifor. Professora visitante da Faculdade Vale do Jaguaribe, em Aracati.