Dia Livre de ImpostosA manhã desta sexta-feira (22), marcada para celebrar o Dia da Liberdade de Impostos (DLI), mexeu com o bolso de alguns cearenses. Após enfrentar mais de cinco horas em uma fila, motoristas e motoqueiros puderam abastecer o veículo com gasolina pagando apenas R$ 2 por cada litro. O valor, com R$ 1,39 a menos e livre de impostos, foi uma estratégia encontrada pela Comissão de Estudos Tributários da OAB-CE, em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau e a Associação dos Jovens Empresários (AJE), para chamar a atenção do cearense quanto à arrecadação das esferas municipal, estadual e federal.

A ação aconteceu no Posto J. Vieira, localizado na Avenida Pontes Vieira com a Rua Barbosa de Freitas. Lá, foram vendidos apenas 4 mil litros de gasolina, atendendo a uma demanda de 180 carros e 80 motos. De acordo com o presidente da Comissão de Estudos Tributários da OAB-CE, Pedro Jorge Medeiros, esta ação é pontual e representa um momento de conscientização para a população, questionando o destino dos impostos arrecadados.

“Os impostos devem ser cobrados porque têm a sua importância para os serviços oferecidos à população, mas reconhecemos que os valores arrecadados não são destinados como deveriam, porque a sociedade ainda carece de uma melhor estrutura em serviços básicos, como saúde, educação e segurança”, pontua.

Durante o DLI, o objetivo é cobrar a efetiva e correta aplicação de tributos em benefício de toda sociedade. Pela Lei 12.352/10, o Dia da Liberdade de Impostos é celebrado sempre no dia 25 de maio. Em 2015, o DLI é realizado no dia 22 de maio porque é alusivo ao período em que os brasileiros trabalham no ano somente para pagar impostos, taxas e tributos para o governo.