Minas GeraisComeçou na quinta-feira (14), o I Encontro Nacional de Dirigentes da OAB, em Uberlândia. Durantes três dias, todas as lideranças da OAB Nacional, das Seccionais, Subseções e das Caixas de Assistência debaterão temas ligados à gestão sustentável, prerrogativas, valorização da advocacia e reforma política. O presidente nacional da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, fará o pronunciamento de abertura. A OAB Ceará está presentada pelo presidente da Seccional, Valdetário Andrade Monteiro, o secretário geral Jardson Cruz; o presidente da Subseção da OAB em Crateús, Ismael Pedrosa; e o presidente da Subseção de Aracati, João Teobaldo, o presidente da Subseção de Itapipoca, José Eurian Teixeira, o presidente da Subsecção de Juazeiro do Norte, Clauver Renne Luciano Barreto, o presidente da Subsecção do Crato, Aderson Feitosa Ferro, o presidente da Subsecção de Limoeiro do Norte, Gleydson Ramon Rocha e o presidente da Subsecção  de Sobral, José Inácio Linhares.

“O encontro é a oportunidade ideal para uma intensa troca de ideias sobre gestão, aprimoramento e a própria reforma política democrática que a Ordem pleiteia”, aponta Marcus Vinicius. “Também demonstrará a importância da união de todo o Sistema OAB na defesa das prerrogativas e na melhoria nas condições de trabalho de toda a classe.”

“A OAB é dos advogados, mas é também do Brasil. A entidade tem de se preocupar com temas que são da classe, com ideia de que advogado deve ser instrumento de fortalecimento do cidadão. Deve, também, se preocupar com as causas do país”, afirmou, em entrevista ao telejornal da TV Globo local. “Uberlândia é hoje a capital da advocacia brasileira. Os 875 mil profissionais estão com olhar voltado para esta cidade.”

O I Encontro Nacional de Dirigentes da OAB é uma realização conjunta do Conselho Federal, da Seccional de Minas Gerais e da Subseção de Uberlândia. Marcus Vinicius elogiou o empenho dos presidentes da Seccional de Minas Gerais, Luís Cláudio da Silva Chaves, e da Subseção de Uberlândia, Egmar Souza Ferraz, na realização do encontro.

A pauta do encontro abordará o papel dos dirigentes na defesa da democracia, campanha de valorização do advogado, gestão sustentável e defesa das prerrogativas.

Também serão debatidos os reflexos do Portal da Transparência, o papel da Ordem para os advogados em início de carreira, o sistema de Caixas de Assistência, igualdade de gênero na OAB. Sobre a reforma política, os dirigentes falarão sobre financiamento de campanha, soberania popular, ética e projetos de lei.

“A reforma política é uma bandeira histórica da OAB, junto com diversas entidades da sociedade civil. Não é possível que ela seja adiada mais uma vez”, explicou. “As campanhas eleitorais milionárias e personalistas, ausência de debate de ideias, a força do poder econômica, isso tudo tem de ter um fim. Não há almoço grátis: a partir do momento que uma empresa que tem contrato com pode público oferece recurso para um candidato, gera uma relação indevida entre empresa e governo.”

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site oficial do I Encontro Nacional de Dirigentes da OAB.