Palestra 1O secretário-geral da OAB-CE, Jardson Cruz, participou como debatedor do seminário “Reforma Política – Participação Popular e Combate à Corrupção”. A abertura do evento aconteceu na manhã da última sexta-feira (8), no auditório da Justiça Federal. Também estiveram presentes ao evento o advogado Benedito Bizerril, que coordena a Reforma Política no Ceará juntamente com Jardson Cruz, e o presidente da Comissão de Ética na Política e de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB-CE, Tarcísio José da Silva.

O momento teve como objetivo ampliar as discussões sobre a participação da sociedade no tema proposto. De acordo com Jardson Cruz, o projeto de Reforma Política não é somente da OAB, CNBB e das instituições envolvidas, mas de todos os cidadãos brasileiros. Jardson Cruz afirma que a OAB-CE, como trincheira cívica da sociedade, não poderia ficar de fora desse movimento. Segundo Cruz, o financiamento de campanhas eleitorais por empresas é o principal ponto a ser combatido na Reforma. “Isso é o que alimenta a corrupção”, disse.

Na ocasião, o diretor do Foro da Justiça Federal, Bruno Carrá, destacou que é muito importante receber eventos como este. “É uma satisfação ter aqui, as duas instituições que são protagonistas nesse movimento, a OAB e CNBB. Esses dois órgãos vêm trabalhando constantemente no combate à corrupção”, afirmou.

A apresentação do projeto de Reforma Política foi feita pelo advogado do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE-SP), Luciano Santos. Na oportunidade, Luciano ressaltou que o objetivo é trazer a participação dos cidadãos para o processo eleitoral, afirmando que o financiamento de campanhas eleitoras por empresas “é um jogo de interesses econômicos, uma vez que no processo eleitoral devem existir interesses do povo. É preciso uma participação significativa dos cidadãos”.

O momento também foi acompanhado pelo diretor executivo do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal no Ceará, Dalmário Filho; o professor Christian de Oliveira da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB; e o padre Ermano Allegri, da Agência de Informação Frei Tito para a América Latina.