IMG_9297O advogado cearense Cid Marconi Gurgel de Souza escolhido pela presidente Dilma Rousseff para o cargo de desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, cuja vaga é destinada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em decorrência da aposentadoria da desembargadora federal emérita Margarida Cantarelli, ocorrida em março do ano passado, tomará posse no cargo na segunda-feira, 15, 16h,  no Salão do Pleno do TRF5, Recife/PE.

Cid Marconi disputou a vaga com os advogados Maria Lúcia Cavalcanti Jales Soares (RN) e Aquiles Viana Bezerra (PE). A lista tríplice foi escolhida pelo Pleno do TRF5, durante sessão realizada no dia 11 de março deste ano, a partir da lista sêxtupla enviada pela OAB ao TRF5, no dia 3 de fevereiro de 2015.

Perfil – Cid Marconi é graduado em Direito, inscrito na OAB/CE Nº 10.007, Pós-Graduado em Direito Processual Civil e Mestre em Direito Constitucional, todos pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Vice Presidente do Balms Group International – BGI. Juiz Titular do Tribunal Regional Eleitoral – TRE em 2008, Juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral – TRE desde 2010. Conselheiro do Contencioso Administrativo Tributário – CONAT desde 2008. Conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF no período de 2010 – 2013. Presidente do Instituto de Pesquisas de Processos Administrativos Tributários – INEPPAT desde 2009. Presidente da Aliança Brasileira de Advocacia Empresarial – ALBRAE desde 2008. Diretor executivo do Centro Industrial do Ceará – CIC no período 2008 – 2010. Foi Vereador do Município de Fortaleza-CE no período 1993-2000. Idiomas: Inglês e Espanhol..