Evento_DrogasA Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da OAB Ceará realizou, na manhã desta quarta-feira (24), seminário para debater a prevenção referente ao uso de drogas. Na ocasião, o psiquiatra Fábio Sousa ministrou palestra sobre as consequências do consumo de drogas e sobre a legalização da maconha. Também fez parte do encontro o depoimento de Jorge Damasceno, sobre os riscos do consumo de drogas e os impactos na vida social.

Na oportunidade, a presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas, Rossana Brasil, também prestou homenagens às personalidades públicas que atuam em prol da prevenção no uso das drogas. Os homenageados foram: o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro; o empresário e cineasta Luís Eduardo Girão; a Promotora de Saúde Pública Isabel, Pôrto; o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho; e a representante da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Juliana Sena; e a jornalista Solange Palhano.

Segundo Rossana Brasil, a prevenção do uso das drogas é importante para resgatar vidas das crianças, e, principalmente, dos jovens. “O nosso trabalho de prevenção é um trabalho junto com a família, sem a família não funciona”, disse. Rossana conta que há dois anos esse trabalho de conscientização é realizado nas escolas estaduais e municipais, a fim de fortificar a família, no resgate do amor, dos valores e da ética.

O cineasta Luís Eduardo Girão ressaltou a dedicação da OAB em relação à prevenção do uso das drogas, frisando que a instituição tem debatido o assunto com a sociedade. Girão afirma que “o momento que se vive hoje é grave. As drogas estão se disseminando na sociedade”. Segundo ele, uma vez que existe a falta de informação, as visitas às escolas, às universidades são importantes para levar esclarecimento aos jovens sobre os malefícios das drogas. “Esse debate faz com que as pessoas reflitam e, consequentemente, optem por uma vida mais saudável, sem drogas”, destacou.

A promotora de saúde, Isabel Pôrto, afirmou que o trabalho de prevenção do uso das drogas, é um trabalho que toda a sociedade brasileira deveria se debruçar. Na oportunidade, Isabel Pôrto, frisou também a parceria que a OAB tem com o Ministério Público, que promove constantemente ações nesse sentido. A promotora ressalta que o Ministério Público do Ceará tem o Comitê de enfrentamento às drogas, que é um grupo gerado em um contexto nacional. “Os trabalhos que o comitê realiza giram em torno de quatro eixos: prevenção, tratamento, reinserção social e segurança pública”, acrescentou.